OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

04/10/2018 às 16:01

Prevenção do Câncer de Mama em Arapiraca é destaque em evento na capital

Nos dias 01 e 02 de outubro a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, apresentou a linha de cuidado do município na prevenção do Câncer de Mama durante Simpósio do Projeto Outubro Rosa no Hospital Universitário, em Maceió. Participaram do evento oncologistas, mastologistas, ginecologistas e gestores.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher de Arapiraca, Maria Luiza Bezerra, todos os presentes parabenizaram o município que vem a frente de muitas ações de saúde pública, mesmo diante de toda a crise que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta.

Apesar de Arapiraca, este ano, ter 200 casos de Câncer de Mama registrados – 30% desse total atinge mulheres entre 35 e 49 anos – o modelo de atendimento adotado vem surtindo resultados positivos e diminuindo a mortalidade.

“O trabalho dos profissionais da Atenção Básica em conjunto com os da rede especializada tem garantido a detecção precoce do Câncer de Mama”, explicou a coordenadora. “A porta de entrada para a detecção precoce é a atenção básica, que a partir do resultado do laudo da mamografia direciona a mulher para a Atenção Secundária e Terciária”, completou.

Hoje o município oferece 184 consultas mensais de mastologia e 10 cirurgias benignas na rede de atenção à Saúde de Arapiraca. “A luta é diária mas posso afirmar que estamos indo no caminho certo”, comemorou Maria Luisa.

Fonte: Ascom Arapiraca

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.