OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

11/10/2018 às 13:14

Arapiraca disponibiliza mais exames de mamografia para mulheres com menos de 50 anos

Para combater o câncer de mama em Arapiraca, a Prefeitura está disponibilizando uma média de 500 exames de mamografia para mulheres com idade entre 35 e 49 anos. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, uma campanha nacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Em 2018, Arapiraca registra, até o presente mês, 200 casos de Câncer de Mama, 30 % desse total atinge mulheres entre 35 e 49 anos. Por conta disso, os especialistas estão avaliando o impacto do rastreamento em mulheres mais jovens. O modelo de atendimento adotado vem surtindo resultados positivos e diminuindo a mortalidade.

“Sabemos que o diagnóstico de câncer de mama em mulheres jovens é bastante difícil e nesta faixa etária a mamografia apresenta limitações. O número de casos de atendimentos aqui na cidade, que favorece toda a 2ª macrorregião, é preocupante. Devido a isso, estão sendo ofertadas, através da Secretaria de Saúde do Município, mais 500 mamografias no mês de outubro e novembro. Além do orçamento que aumentou de 47 mil para 78 mil”, destaca o assessor técnico da superintendência de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Magaiver Magno.

Nesta faixa etária a mamografia apresenta limitações, pois a maioria das pacientes tem mamas densas, o que dificulta a avaliação destas e identificação de eventuais tumores, podendo ser necessária a complementação com outros exames como ultrassonografia ou ressonância magnética. A maioria dos casos se manifesta como a presença de nódulos palpáveis ou por alterações da pele, o que se correlaciona com tumores em fases mais avançadas. Tumores em mulheres jovens, em geral, são biologicamente mais agressivos, estando associados com menor chance de cura, por isso é tão importante a prevenção.

A mamografia é o exame mais eficiente para encontrar, precocemente, um possível câncer de mama ainda em sua fase inicial. Mesmo diante do receio de algumas mulheres em realizá-lo, seja pelo desconforto do procedimento ou pelo medo de descobrir que está com a doença, o número de procedimentos vem aumentando em Arapiraca.

Outras Ações

Além das mamografias, o município prepara uma série de atividades para o Outubro Rosa. Confira AQUI a programação.

fonte: Ascom Arapiraca



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.