OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

17/10/2018 às 18:14

Secretaria de Saúde de Coruripe realiza ação de combate a Sífilis na Praça Castro Azevedo

A Secretaria de Saúde de Coruripe realizou durante todo o dia de hoje (17), na Praça Castro Azevedo um importante evento, dedicado ao combate da Sífilis. O Núcleo de Promoção à Saúde (Nups) através do Projeto Avança Saúde, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou testes rápidos com a população para detecção da doença.

O terceiro sábado de outubro é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, previsto pela lei 13.430/2017. O objetivo da data é enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como doença sexualmente transmissível e especialmente na gestante durante o pré-natal.

“O teste é realizado o ano todo no CTA, porém as ações fora do Centro estimulam as pessoas a fazerem esse teste. O nosso objetivo é descobrir novos casos de sífilis e tratá-los precocemente, encaminhando-os para as Unidades Básicas de Saúde para que recebam o tratamento adequado de forma gratuita. É muito importante fazer a prevenção e tratar essa doença que pode causar cegueira, transtorno mental, entre outros males”, concluiu a Assistente Social do CTA, Cecília de Jesus.

Sobre a doença

A sífilis, também chamada de cancro duro ou Lues, é uma doença causada pela bactéria Treponema pallidum que, na maior parte dos casos, é transmitida através do contato íntimo sem uso de preservativo. Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, desaparecem espontaneamente e retornam depois de semanas, meses a anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves.

Fonte: Secom Coruripe


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.