OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

19/10/2018 às 10:22

Fisioterapia melhora vida de pacientes com câncer de mama

PAM Salgadinho oferta fisioterapia para pacientes com câncer de mama. Fotos: Ascom SMS PAM Salgadinho oferta fisioterapia para pacientes com câncer de mama. Fotos: Ascom SMS

Ana Cecília da Silva

Para proporcionar mais qualidade de vida às pacientes mastectomizadas, mulheres que retiraram o seio ou parte dele para o tratamento do câncer de mama, o PAM Salgadinho disponibiliza há 10 anos um serviço de fisioterapia. O principal benefício do serviço é melhorar a mobilidade das pacientes, principalmente na região dos braços, que muitas vezes fica prejudicada devido ao tratamento. O serviço funciona no Bloco G da unidade.

Alexandra Paredes, fisioterapeuta responsável pelo serviço, explica como funciona o tratamento. “Quando uma paciente faz uma cirurgia de mastectomia, não é só o tumor que é retirado, mas em muitos casos parte da musculatura e é feito também um esvaziamento axilar, que é a retirada dos linfonodos na região da axila. Isso gera algumas complicações linfáticas, como o aumento do volume do braço. Por isso, muitas pacientes chegam aqui com um quadro de dor, com dificuldade de movimentar o braço, com sensação de fraqueza e dormência. Trabalhamos para fazer com que essas pacientes retornem o mais rápido possível as suas atividades diárias”, explica a fisioterapeuta.

alexandra_paredes_fisioterapeuta

A profissional reforça que para alcançar um bom resultado é preciso que a paciente comece o quanto antes o tratamento. “O tempo de tratamento é relativo, varia de acordo com a situação da paciente. Muitas demoram a vir e chegam aqui já com muita limitação e quadros de dor, então demora mais e até dificulta o tratamento em si”, explica Alexandra Paredes, fisioterapeuta do PAM Salgadinho.

Em Maceió, só o PAM Salgadinho proporciona esse tipo de tratamento pelo SUS. O tratamento é dividido em três fases: a primeira é drenagem linfática, depois o enfaixamento do braço e, por último, a realização de exercícios para dar amplitude ao movimento dos membros superiores.

peronilda_andrade

Peronilda Andrade (foto) é uma das pacientes atendidas pelo serviço e conta que com pouco mais de três meses de tratamento já sentiu melhorias. “Esse é o quinto tratamento que faço por conta das sequelas da cirurgia e só agora no PAM Salgadinho eu consegui reduzir o inchaço do braço. Nos primeiros 15 dias já senti uma grande diferença e nessa reta final já sinto que está normalizando. Estou super feliz com o resultado”, comemora.

Como ter acesso?
Para ter acesso ao serviço, as pacientes mastectomizadas podem seguir dois caminhos. Um é o encaminhamento médico e o outro é procurar o Bloco G do PAM Salgadinho portando a cópia do resultado da biópsia da cirurgia, do cartão do SUS e documentos pessoas (RG, CPF e comprovante de residência). No local, ela será encaminhada para uma consulta no Centro Especializado em Reabilitação (CER), onde passará por uma consulta com uma fisiatra e será feito o encaminhamento para o início do tratamento fisioterápico.

No CER, a paciente também passa por avaliação global com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas, dependendo da necessidade da usuária.

Maceió Rosa
Criado em 2014, o Maceió Rosa, que faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa, é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem o tema Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.





Fonte: Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.