OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

20/10/2018 às 14:11

Maceió Rosa: postos recebem mutirão de saúde da mulher

Mutirão Maceió Rosa no PAM Salgadinho Foto:Marco Antônio/Secom Mutirão Maceió Rosa no PAM Salgadinho Foto:Marco Antônio/Secom

Leyvson Gomes

A Campanha Maceió Rosa da Prefeitura promoveu neste sábado (20), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Mutirão de Saúde da Mulher. A programação aconteceu durante toda a manhã em 55 unidades da capital e ofereceu serviços voltados à prevenção do câncer de mama e cuidados com a mulher. As maceioenses tiveram acesso a ações educativas, testes rápidos de saúde e encaminhamentos para exames.

Marluce Moura - Diretora do PAM Salgadinho Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Marluce Moura – Diretora do PAM Salgadinho. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A diretora do PAM Salgadinho, Marluce Moura, afirmou que o mutirão superou as expectativas. “As mulheres receberam o chamado e vieram. Foi muito além do que a gente esperava. Isso é a prova de que elas, realmente, estão preocupadas com a saúde. Oferecemos exame de sangue, consulta com ginecologista, mastologista, citologia e mamografia. A gente fica muito feliz que a ação tenha dado certo, afinal, o objetivo maior é o cuidado com a saúde da mulher maceioense”, ressaltou.

Mutirão Maceió Rosa no PAM Salgadinho Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Mutirão Maceió Rosa no PAM Salgadinho. Foto:Marco Antônio / Secom Maceió

Quem foi a uma das 55 unidades participantes do mutirão, além do acesso a exames e consultas, teve também a oportunidade de participar de sessões de relaxamento com fisioterapeutas, corte de cabelo e maquiagem.

Elisana Batista - Usuária fazendo Mamografia Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Elisana Batista – Usuária fazendo Mamografia. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A senhora Elisama Santos realizou uma mamografia e alertou para a importância do diagnóstico precoce. “O exame feito no período certo é capaz de diagnosticar um possível problema, e se encontrado qualquer nódulo, a mulher pode começar o tratamento mais cedo e ter uma maior chance de cura. Graças a Deus fiz o exame e não deu nada, mas vou continuar fazendo sempre e seguir me cuidando”, falou.

Mutirão Maceió Rosa Saúde da Mulher no João Paulo II Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Mutirão Maceió Rosa Saúde da Mulher no João Paulo II. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

As mulheres maceioenses, que estejam na faixa etária de 50 a 69 anos, devem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o exame de mamografia.

Mutirão Maceió Rosa no PAM Salgadinho Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Mutirão Maceió Rosa no PAM Salgadinho. Foto:Marco Antônio / Secom Maceió

Com a solicitação em mãos, elas serão encaminhadas para as clínicas contratadas pela Prefeitura de Maceió para exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cícera Tingui - Usuária da Unidade de Saúde João Paulo II Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Cícera Tingui – Usuária da Unidade de Saúde João Paulo II. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Cícera Tinguí é moradora do Jacintinho e aproveitou o mutirão para ir até a Unidade de Saúde João Paulo II. “Acabei de fazer um teste rápido e estou esperando o resultado. Tudo muito rápido e prático. Ações como esta são importantes para alertar sobre o cuidado que a mulher deve ter com a saúde. Eu mesma, todos os anos faço meus exames, e estou aqui novamente me cuidando”, declarou.

O Maceió Rosa foi criado em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa com um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Este ano, a campanha tem o tema “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, o autocuidado preventivo que pode detectar nódulos nas mamas.



Secom Maceió


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.