OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

08/11/2018 às 14:00

Arapiraca compartilha experiência com o Programa de Controle do Tabagismo

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal da Saúde, executa um importante serviço de assistência à população que apresenta quadro de dependência à droga nicotina, com o Programa de Controle ao Tabagismo e Prevenção de Álcool e outras Drogas. E nesta terça-feira (06), participou de um evento para profissionais da saúde  e pacientes, no município de Craíbas.

Na ocasião, Felipe Bispo, enfermeiro e coordenador do programa municipal, apresentou as ações e atividades que são desenvolvidas em Arapiraca. “O município aceitou o convite e compartilhou a experiência exitosa com os pacientes do SUS”, destacou.

De acordo com Felipe Bispo, com uma abordagem cognitiva comportamental e apoio medicamentoso fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo tem um índice de mais de 70% de cessação do tabagismo. “O programa é de suma importância para os pacientes, pois com ele conseguimos reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco”, completou.

Programa

Para participar do programa é necessário realizar o primeiro atendimento no 5° Centro de Saúde. Após a avaliação, a pessoa é inserida no grupo. No primeiro mês, o encontro acontece semanalmente; no segundo e terceiro, quinzenalmente. Já no quarto mês, quando chamamos de grupo de manutenção, a reunião é mensal. Além do 5° Centro de Saúde, também trabalham com grupos de combate ao tabagismo: Canaã, Pau D’arco, Carrasco e Arnon de Melo.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.