OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

27/11/2018 às 16:19

Novembro Azul: unidades de saúde de Marechal recebem ações de combate ao câncer de próstata

Secretaria Municipal de Saúde realizou durante esta terça-feira (27), palestras, atendimentos de saúde e orientações aos homens do PSF da Ilha de Santa Rita e Barro Vermelho Secretaria Municipal de Saúde realizou durante esta terça-feira (27), palestras, atendimentos de saúde e orientações aos homens do PSF da Ilha de Santa Rita e Barro Vermelho

Antônio Carlos Souto

Ascom

A Prefeitura de Marechal Deodoro está dando continuidade as ações do Novembro Azul, campanha de combate ao Câncer de Próstata. A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante esta terça-feira (27), palestras, atendimentos de saúde e orientações aos homens do PSF da Ilha de Santa Rita e Barro Vermelho. A programação segue até o final do mês.

Palestra educativa sobre os cuidados com a saúde e o câncer de próstata, teste rápido, vacinações e solicitações de exames foram algumas das ações realizadas no Programa Saúde da Família (PSF) da Ilha de Santa Rita, que teve sua programação das 09h às 12h. A Palestra foi ministrada pelo médico deodorense, Dr. Cláudio Costa.

Já no PSF do Barro Vermelho, além das ações convencionais, os homens que estiveram presentes puderam participar de uma palestra sobre a violência doméstica e atendimento nutricional, ambas realizadas, respectivamente, por uma psicóloga e uma nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A Coordenadora do NASF, Priscilla Bernardo, falou dos perigos do câncer de próstata e a importância de ações como estas para o tratamento precoce e a cura do problema.

“Hoje o câncer de próstata é a principal causa de morte de homens no Brasil, e ações assim incentivam a prevenção e o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo diagnosticado, mais cedo há o tratamento e as chances de cura”, afirmou.

O Novembro Azul é uma campanha nacional em que durante todo o mês de novembro, são trabalhados a conscientização e as formas de combate ao câncer de próstata. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata, que é o mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

Além disso, se tratado na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificuldade a cura.

Confira o cronograma:

UBS Francês – 28/11 (8:30h – 12h)

UBS Taperaguá – 28/11 (13:00- 20:00h) Society do Zezinho

UBS Poeira – 29/11 (08:00 – 16:00h)

UBS Rua nova – 28/11 (9h-11:30h)

UBS Pedras – 29/11 (9h-12h)

UBS Massagueira – 29/11 (13h-20h)

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.