OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

11/01/2019 às 09:35

Sesau vai entregar óculos de grau para estudantes na próxima segunda-feira

Mais 65 alunos da rede estadual serão beneficiados com a ação Mais 65 alunos da rede estadual serão beneficiados com a ação

Marcel Vital

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entrega, na próxima segunda-feira (14), mais 65 óculos de grau para alunos da Rede Estadual de Ensino. A cerimônia vai ocorrer às 9h, na Escola Estadual Professora Adeilza Oliveira, no bairro Chã da Jaqueira, em Maceió.

Segundo a Gerência de Ações Estratégicas (Gaest) da Sesau, serão beneficiados alunos da Escola Estadual Professora Adeilza Oliveira, localizada no bairro Chã da Jaqueira, e da Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara, no Jardim Petrópolis II. Além dos estudantes, deverão participar da cerimônia os pais das crianças beneficiadas e o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira.

De acordo com a gerente de Ações Estratégica da secretaria, Vera Mitomari, a implementação do programa Visão em Dia nas unidades públicas de ensino tem contribuído para melhorar a qualidade de vida dos alunos, bem como o processo de ensino e aprendizagem.

“É um projeto direcionado exclusivamente às crianças das redes Estadual e Municipal de Ensino e que apresentam déficit na visão. Propomos viabilizar todo o processo necessário para que a criança obtenha suas lentes corretivas sem custo algum”, explicou.

A ação começou em 2016, durante o programa “Pequenas Obras Grandes Mudanças”, posteriormente intitulado “Vida Nova nas Grotas”, promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Na primeira etapa, os alunos fizeram o exame de acuidade visual na própria unidade escolar, que é a pré-avaliação para detectar problemas com a visão, especialmente o grau de aptidão do olho para discriminar a forma e o contorno dos objetos.

As crianças que apresentaram alguma alteração no exame foram encaminhadas para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche da Barra, onde passaram por exames com o oftalmologista.

Os que tiveram indicação para lente de grau estão sendo contemplados com óculos doados pela Sesau. Durante a entrega dos óculos, os pais são orientados sobre o uso, a manutenção e a limpeza das lentes, compartilhando, dessa forma, a responsabilidade com as crianças.

Em dezembro do ano passado, 43 crianças da Escola Estadual Engenheiro Edson Salustiano, no Jacintinho, receberam óculos de grau da Sesau. Os pequenos receberam um grande estímulo para continuarem seus estudos e, graças à implementação do projeto, a qualidade de vida destes estudantes melhora e as taxas de evasão decorrentes de dificuldades visuais estão sendo reduzidas.

Durante os mutirões realizados pela Sesau desde 2016, foram triados 911 alunos nas escolas municipais Elma Marques, Paulo Bandeira e José Maria de Melo, no Benedito Bentes; na estadual Malba Lins, no Santa Amélia; nas grotas da Iraci e do Aterro; e na Comunidade Quilombola Muquém, em União dos Palmares.

Deste total, 554 não apresentaram problemas em distinguir o contorno e a forma das coisas, 72 apontaram outras queixas, como ardência nos olhos, não precisando usar óculos de grau, e 285 receberam o diagnóstico de algum problema de acuidade visual. Dos 285 estudantes avaliados, 147 ganharam lentes corretivas.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.