OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

11/01/2019 às 20:50

Arapiraca alerta para o combate à hanseníase com campanha Janeiro Roxo

Arapiraca, cidade referência no tratamento da hanseníase no Estado, elaborou uma série de atividades durante este mês, quando se realiza a campanha nacional Janeiro Roxo. O objetivo é combater a doença , que é infecciosa e causada por uma bactéria que lesiona os nervos periféricos  e diminui a sensibilidade da pele, antigamente chamada de lepra.

De acordo com relatório da Secretaria de Saúde, no ano passado o Programa Municipal de Hanseníase assistiu a 28 casos. E segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente o Brasil ocupa o segundo lugar a apresentar mais casos da doença, atrás somente da Índia. Anualmente são registrados perto de 30 mil casos.

Os números reforçam a importância de trabalhar pelo controle da doença, por meio de um diagnóstico preciso e o tratamento correto. De acordo com Salésia Moreira, coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, é preciso desmistificar a doença e acabar com o preconceito que ainda existe.

dr

Entenda a doença

A doença tem cura. Mas se não for devidamente tratada pode causar  incapacidades físicas, alerta Karlisson Valeriano, médico da família, que atua no programa de hanseníase da prefeitura de Arapiraca. Ele orienta que  as pessoas procurem uma unidade de saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque.

No caso de um diagnóstico favorável para a doença, os pacientes que apresentam os considerados casos básicos são acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), já os casos especiais, a exemplo de crianças, gestantes, comorbidade, recidiva, reação hansêmica e pacientes de áreas descobertas são encaminhados para o Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), que atua em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 46 municípios alagoanos que integram a II macrorregião de saúde. Em todo o estado, somente Arapiraca e Maceió dispõem desse serviço especializado.

O trabalho  no CRIA é realizado por uma equipe multidisciplinar, que inclui  médico, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, biomédico e profissionais da enfermagem, em parceria com as unidades básicas. Entre os serviços disponíveis no setor de hanseníase, um laboratório que realiza um dos exames específicos para auxiliar no diagnóstico da doença, o baciloscopia de linfa. E, ainda, uma oficina de calçados e instrumentos adaptados para os pacientes que já apresentam algum tipo de deformidade ou incapacidade física.

salesia

Ações

As diversas ações estão sendo executadas pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, para orientar a população sobre a doença e os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Salésia Moreira explica que a campanha, com início a partir da próxima terça-feira (15), contará com atividades nas Unidades Básicas de Saúde, Centros Especializados e espaços públicos, destinadas a profissionais da saúde e a população.

“A proposta é conscientizar a população e promover capacitação para profissionais do município sobre a identificação da doença, o tratamento e o serviço, através do Programa de Hanseníase, que é disponibilizado no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria)”, destacou.

Programação

Com o tema “Hanseníase: um olhar mais atento para fazer toda a diferença, a Campanha Janeiro Roxo vai contar com  a parceria da Atenção Básica, Coordenação de Saúde Mental, Nasf, Coordenação de Empresas Promotoras da Saúde, Ufal, Cria, grupos religiosos e movimentos da Rede de Hanseníase.

DataHorárioAçãoLocal
15/0114HCapacitação para médicosCRIA
16/018HCapacitação para enfermeiros  – Avaliação do Grau de Incapacidade HanseníaseCRIA
17/018HMutirãoUBS Teotônio Vilela
21/018HPalestra e Apresentação teatral sobre hanseníaseCRIA
21/0114HMomento Cuidando do CuidadorCRIA
23/018HCapacitação para odontólogosCRIA
24/018HPalestra sobre hanseníase com alunos de enfermagem da UfalUBS Baixão
25/0116HCaminhada e AçãoBosque das Arapiracas
29/01 e 01/028HEstande na programação da Festa da PadroeiraLargo Dom Fernando Gomes


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.