OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

16/01/2019 às 08:49

Problema técnico suspende distribuição de vacina em Alagoas

AL1

A distribuição de vacinas para os postos de saúde de Maceió e todos os municípios do Estado está suspensa até a próxima segunda-feira.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) diz que o motivo é um problema técnico na câmara de resfriamento na Central do Programa Nacional de Imunização, em Maceió.

"Entre os dias 3 e 4 de janeiro, a temperatura da câmara começou a oscilar de forma muito inesperada e, no dia 4, foi constatado que tinha uma peça que, se não trocasse imediatamente, ela iria parar de vez, e correríamos o risco de perder todas as vacinas. Desde o dia 4, estamos comunicando aos municípios que deixaríamos de distribuir as doses possíveis de aprazamento, ou seja, as que podem ser administradas depois, sem prejuízo, e priorizamos a distribuição dos soros e das imunoglobulinas", esclareceu a superintendente de Vigilância em Saúde, Mardjane Alves. 

Alerta
Antes mesmo do problema técnico alguns município, como Matriz do Camaragibe, já apresentava falta de vacinas. A TV Gazeta mostrou que uma unidade de saúde da cidade que não está oferecendo as vacinas DTP e Penta.

Uma servidora confirmou que o município ainda está utilizando vacina do estoque de dezembro. "Estamos trabalhando com a vacina de dezembro, e as doses do rotavírus e da Vip estão prestes a acabar". 

Para evitar maiores problemas a Sesau garante que o problema já foi resolvido. "Não houve perda de vacina e a câmara já está funcionando desde ontem e se encontra na temperatura adequada. Precisamos só aguardar mais 48 horas para que se estabilize. Não houve perda porque monitoramos com muito cuidado o processo de resfriamento e, logo que percebemos que haveria risco, os imunobiológicos foram retirados e colocados em uma câmara temporária", reforçou Mardjane. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.