OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

06/02/2019 às 13:00

HE do Agreste adota novo protocolo e reduz tempo de espera no atendimento

Novo protocolo agiliza atendimento no HE do Agreste Novo protocolo agiliza atendimento no HE do Agreste

Davi Salsa

Tempo, eficácia e qualidade no atendimento são componentes prioritários para que médicos e outros profissionais de saúde possam salvar vidas. Com esse propósito, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, adotou um novo protocolo que está dinamizando ainda mais o fluxo de acolhimento aos pacientes e acompanhantes, agilizando o atendimento.

A organização dos processos internos já produz resultados positivos, com a redução do tempo médio entre a abertura do boletim e o primeiro atendimento médico, situação que só foi possível graças à triplicação do número de leitos da unidade hospitalar no ano passado, que passou de 40 para 120 unidades.

Segundo revela a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HE do Agreste, enfermeira Elisângela Lira, a redução do tempo de espera se deve aos investimentos realizados pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Por conta desse avanço, também conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera, com a adoção de um protocolo mais ágil e eficaz”, explica.

O novo modelo, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, foi concebido para promover respostas mais rápidas às demandas dos usuários. O protocolo define o grau de urgência do paciente, que é classificado e encaminhado para o atendimento específico segundo o perfil de cada situação.

Constatação

A dona de casa Rita Tereza de Almeida, moradora do Sítio Várzea Grande, na área rural do município de Feira Grande, aprovou o novo protocolo de atendimento no HE do Agreste, em Arapiraca. Seu filho, menor de idade, chegou ao hospital com suspeita de fratura no braço. O menino estava brincando, pisou na bola e caiu sobre o braço direito.

“Fiquei muito preocupada, mas o atendimento aqui foi muito rápido. Meu filho fez uma pequena cirurgia e, graças a Deus, já estamos retornando para casa”, relata a dona de casa.

A coordenadora do NSP diz ainda que a equipe está monitorando esse tempo de espera antes do atendimento. “Isso mostra o olhar, a preocupação e a sensibilidade da gestão com os usuários aqui no hospital”, afirma a enfermeira.

Ela informa que, nos próximos dias, será afixado um banner no corredor do hospital, para reforçar a orientação aos usuários. Com isso, eles poderão identificar o significado das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul nas pulseiras do paciente, segundo a representação do grau de urgência para cada tipo de atendimento.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.