OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

21/05/2019 às 06:39

HU inicia campanha na Semana de Doação de Leite Materno

Taciana Gacelin

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), instituição que faz parte da rede Ebserh, realiza atividades na Semana Estadual de Doação de Leite Materno. As ações acontecerão no HU, nesta terça-feira, das 09 às 14h, e amanhã, das 13h30 às 15h30. O encerramento, que ocorrerá no dia 24 de maio, será realizado no Maceió Shopping, das 10h às 15h. Com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade para colaborar com a ação, o Hupaa inicia também a campanha “Doe um frasco de vidro. Salve vidas”.

A coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hupaa, Rosângela Simões, ressalta que a amamentação é importante para o desenvolvimento saudável da criança e esclarece que a mulher que doa leite evita complicações mamárias, como a mastite, infecção nas mamas. Desmistificando falas do cotidiano, Rosângela Simões diz que a mãe doadora produz mais leite para alimentar o próprio filho. “Não é verdade que a doadora passa a ter menos leite”, frisa.

O Banco de Leite Humano do Hupaa, inserido no padrão de qualidade de referência, necessita, por dia, de uma quantidade de seis litros de leite para assegurar a alimentação de crianças que estão na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital e que não estão mamando nos seios. “Hoje, o Banco de Leite está com o estoque abaixo da necessidade”, declara a coordenadora da unidade. Para fazer a doação, a interessada pode buscar o Hospital ou ter um atendimento domiciliar. Interessadas em doar devem entrar em contato com o HU para receber orientações devidas.

Sobre a campanha “Doe um frasco de vidro. Salve vidas”, o objetivo é que a população doe recipientes para que o leite materno possa ser conservado. Os potes de vidro devem ser, preferencialmente, do tamanho daquele em que é armazenado o café solúvel. Rosângela Simões pontua que para o leite materno, após ser coletado, servir de alimento para as crianças, é necessário que haja um processo de controle de qualidade que é realizado no HU. O Banco de Leite Humano do Hupaa funciona de segunda a sábado, das 07h às 17h. O contato pode ser feito através do 3202-3945.

Programação

21 de maio de 2019

9h às 13h - Acolhimento dos colaboradores da campanha “Doe um frasco de vidro. Salve Vidas”.

13h - Acolhimento das nutrizes/doadoras.

13h30min - Roda de conversa – “A importância da amamentação: desenvolvimento e saúde”.

14h - Vídeo institucional do Ministério da Saúde sobre a Campanha para Doação de Leite Humano.

22 de maio de 2019

13h 30min - Workshop sobre mitos e verdades sobre a amamentação.

14h - Tutorial - Passo a passo para doação de leite materno (vídeo).

14h15min - Oficina de fantoches sobre a importância da doação do leite materno.

15h - Entrega da Certificação de Doadoras.

15h 30 min- Ensaio fotográfico (promoção da campanha em redes sociais).

24 de maio de 2019

Encerramento

Local: Maceió Shopping

10h às 15h - Divulgação sobre a importância da doação do leite materno.





*jornalista colaboradora

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.