OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

22/05/2019 às 14:35

Presidente do Cosems/AL defende investimento da Atenção Básica como alternativa para fortalecer o SUS

Mary Wanderley 

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, representou a entidade nessa segunda-feira (20) em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Alagoas e foi enfática ao defender a importância da Atenção Básica para o fortalecimento dos Municípios alagoanos. A temática foi a base da Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Alagoas proposta pela deputada Fátima Canuto.

Izabelle agradeceu o apoio e comprometimento dos deputados estaduais Marcelo Beltrão, Jó Pereira e Ângela Garrote também presentes na sessão, destacou a importância dos gestores municipais das três esferas de Governo e parlamentares abraçarem a causa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pontuou o esforço dos municípios que têm investido quase 80% de recursos próprios na Atenção Básica.

Izabelle avaliou com preocupação a PEC 95 que de acordo com ela ameaça e congela os investimentos no setor. “Esta redução não leva em conta os clamores da população e a série epidemiológica e dados sanitários do nosso Estado. São mais de 13 milhões de desempregados na atual crise econômica do país que automaticamente migram para o SUS, mesmo com o sistema sucateado e desfinanciado. Como não ter prioridade para o SUS?, questionou, acrescentando que os gestores não devem se acomodar com o mínimo percentual de repasse financeiro exigido por lei.

“O percentual deve ser apenas uma base, precisamos ser olhados com prioridade para o SUS acontecer em todas as Regiões de Saúde”, reforçou. Na ocasião, a apoiadora técnica do Cosems, Camila Valença, fez uma apresentação sobre a Atenção Básica, expondo as informações sobre a rede de saúde e as principais dificuldades da gestão municipal. A plenária ficou lotada durante a tarde com a presença expressiva de secretários municipais de saúde de Alagoas; técnicos da área e representantes da sociedade civil organizada.

Ascom Cosems/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.