OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

19/06/2019 às 18:00

Unidades de saúde do Estado funcionarão normalmente no feriado de Corpus Christi

Quem for buscar atendimento nas unidades de saúde, equipes estarão de plantão normalmente Quem for buscar atendimento nas unidades de saúde, equipes estarão de plantão normalmente

Marcel Vital e Josenildo Törres

A partir desta quinta-feira (20), as festas juninas começam com mais força em todo o Nordeste, já que é feriado de Corpus Christi, comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica. Neste período, quem for buscar atendimento médico gratuito nas unidades de saúde vinculadas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), pode ficar tranquilo, pois elas funcionarão normalmente, a fim de garantir assistência adequada, com qualidade, no tempo certo e humanizada, não só a população local, mas, também, aos turistas, que não conhecem a rede de saúde alagoana.

Segundo o gerente de Assistência Pré-Hospitalar da Sesau, Henrique Damasceno, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas nos bairros Trapiche da Barra e Benedito Bentes, e os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió, criados para realizarem os atendimentos mais simples – assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade -, estarão funcionando sem interrupções. São eles: Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins; Denilma Bulhões, Benedito Bentes; Miguel Fenelom Câmara, Chã da Jaqueira; João Firemam, no Jacintinho; e Noélia Lessa, na Levada. O Hospital Geral do Estado (HGE), referência no atendimento de urgência e emergência, em Maceió; Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; e de Emergência do Agreste, em Arapiraca, irão funcionar normalmente durante o feriado.

Damasceno orienta que o paciente deve procurar as UPAs e os Ambulatórios 24 horas nos casos de vômito, diarreia, pequenos cortes, convulsões, crises de asma ou diabetes e quando estiver com dores de cabeça, barriga ou ouvido.

Já para o HGE, que é referência em atendimento urgência e emergência, o paciente deve se dirigir, sobretudo, por motivo de queimaduras, visto que lá funciona o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e durante os festejos juninos a preocupação é o aumento dos acidentes com fogos e as tradicionais fogueiras ao longo das festas e comemorações.

“Em caso de acidente envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente, em seguida, procurar lavar o local com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada. A orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível, e o local mais adequado é o HGE”, recomendou. A unidade hospitalar também atende pacientes que tenham sofrido dor no peito, pancada na cabeça, acidentes graves de moto ou carro, facadas e tiros.

Contudo, o primeiro passo é um dos ambulatórios. Em situações graves, quando houver necessidade de internação, a equipe ambulatorial estabiliza e encaminha ao HGE. No caso de crianças, a transferência ocorre para a Clínica Infantil Dayse Breda, especializada em pediatria.

Samu – As Centrais Maceió e Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as 36 Bases Descentralizadas irão funcionar normalmente na quinta-feira. O serviço, que pode ser acionado por meio do telefone 192, deve ser procurado apenas se a vítima estiver com sintomas de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou infarto.

O Samu também deve ser contatado em casos de engasgos, crises hipertensivas, afogamento, choque elétrico, queimaduras graves e acidentes de trânsito. Também é possível acioná-lo em casos de trabalhos de parto, com risco de morte para a mãe ou para o bebê e em situações de fortes hemorragias, como ocorre com os feridos por armas de fogo e branca.

Ascom Sesau

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.