OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/08/2019 às 12:41

Secretaria de Saúde emite nota sobre caso de sarampo em Arapiraca

No último sábado (10), a  Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota informativa sobre a notificação de um caso confirmado de sarampo em Arapiraca. No documento, também destaca o trabalho de prevenção, controle do Município  e orientações à população. 

De acordo com dados da Superintendência de Vigilância em Saúde, o paciente diagnosticado com sarampo apresentou os sintomas após deslocamento para o Estado da Bahia. 

“As medidas de prevenção e controle já vem sendo adotadas pela equipe técnica da SMS / Arapiraca em conjunto com o nível estadual”, ressaltou Aglaí Tojal, superintendente Municipal de Vigilância em Saúde.

Na nota, informações sobre sintomas, cuidados e prevenção. Além das orientações sobre os serviços de saúde disponibilizados à população, a exemplo da importância da atualização do esquema de vacinação. 

NOTA INFORMATIVA – SARAMPO 

Secretaria Municipal de Saúde

Superintendência de Vigilância em Saúde

 1 – A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca vem tornar público a notificação de um caso de confirmado de sarampo, cujo paciente apresentou os sintomas após deslocamento para o Estado da Bahia. As medidas de prevenção e controle já vem sendo adotadas pela equipe técnica da SMS / Arapiraca em conjunto com o nível estadual. 

 2 – A SMS informa que não existe a indicação de vacinação em massa da população. As pessoas de 1 a 49 anos que já tiveram sarampo, ou que estão com cartão de vacinação atualizado não tem a necessidade de nova dose. Apenas as pessoas incluídas nessa faixa etária que NÃO TOMARAM VACINA OU QUE ESTÃO COM O ESQUEMA DE VACINAÇÃO INCOMPLETO, é que devem ser vacinadas. 

3 – A vacinação deve seguir o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde descrito a seguir, conforme a situação vacinal: 

Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade NÃO VACINADOS 02 (duas) doses de vacina Tríplice Viral com intervalo mínimo entre 30 dias entre elas; 

 Indivíduos de 30 a 49 anos de idade NÃO VACINADOS 01 (uma) dose de vacina Tríplice Viral; 

 Profissionais de Saúde NÃO VACINADOS 02 (duas) doses de vacina Tríplice Viral, independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. 

4 – Todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Arapiraca realizam a vacinação de rotina e estarão intensificando a busca ativa de faltosos para atualização dos cartões de vacinação. 

 5 – A ocorrência de um caso de sarampo, apesar de se constituir um grave problema de saúde pública NÃO SIGNIFICA MOTIVO PARA PÂNICO. A população precisa atualizar o cartão de vacina, e estar em alerta para o aparecimento dos sinais e sintomas da doença: 

O primeiro sinal geralmente é a febre alta, acima de 38,5°C, que dura cerca de 7 dias, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia. 

Pequenas manchas brancas dentro da bochecha (pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal, na altura do terceiro molar) também podem se desenvolver no estágio inicial.   

Do 2º ao 4º dia desse período, surge o exantema, quando se acentuam os sintomas iniciais. O paciente apresenta prostração e lesões características de sarampo – o exantema, erupção na pele que dura aproximadamente três dias, e se espalham, atingindo eventualmente as mãos e os pés.   

O período de incubação pode variar entre 7 e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento do exantema.   

O período de transmissibilidade inicia-se 6 dias antes do exantema e dura até 4 dias após seu aparecimento, com maior transmissibilidade 2 dias antes e 2 dias após o início do exantema. 

5 – Diante de quadro suspeito deve procurar IMEDIATAMENTE a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para atendimento e encaminhamentos necessários. 

6 – A Secretaria Municipal de Saúde se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Arapiraca, 10 de agosto de 2019   

Aglaí Tojal da Silva Varjão

Superintendente de Vigilância em Saúde 

Glifson Magalhães dos Santos

Secretário Municipal de Saúde


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.