OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

10/09/2019 às 16:40

Cosems/AL promove I Edição do Café com a Presidente para ouvir demandas regionais da Saúde

Mary Wanderley

Os membros da Diretoria Executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) participaram nessa segunda-feira (9) da I Edição do Café  com a Presidente (Izabelle Pereira) no Hotel Jatiúca. Na ocasião houve a posse dos vice-presidentes regionais da 1ª (Gláucia Torres - secretária de Saúde de Barra de Sanyo Antônio), 3ª (Ewerton Matias gestor de Murici) e 8ª Regiões de Saúde (Adriano Vilela – Estrela de Alagoas).

A presidente Izabelle destacou que a iniciativa teve entre os objetivos promover proximidade com os gestores no sentido de ouvir os vice-presidentes das Regiões de Saúde para saber sobre a organização dos serviços e as dificuldades no acesso dos munícipes, principalmente à alta e média complexidade. Dentre os problemas e/ou gargalos elencados pelos vice-presidentes regionais do Cosems estavam os relacionados à Média e Alta Complexidade; acesso a consultas especializadas e exames de diagnósticos. Eles também pontuaram os desafios e conquistas referentes ao SUS em suas Regiões de Saúde.

“Esta ação é importante não somente para estarmos juntos, mas para nos fortalecermos enquanto entidade, já que o Cosems é uma referência para a população e instituições afins, portanto não deve ser fragilizada por interesses individuais ou partidários. Somos conscientes de que a nossa responsabilidade e comprometimento são grandes e que os vice-presidentes regionais representam os secretários de Saúde, logo nosso trabalho faz a diferença no Estado e fortalece nossas lutas sociais para uma saúde pública de qualidade”, enfatizou a titular do Cosems/AL.

A secretária executiva do Cosems, Sylvana Medeiros, destacou a importância do levantamento das demandas para que os pontos mais relevantes sejam levados para o Planejamento Regional Integrado (PRI) e também para a próxima reunião da Comissão intergestora Bipartite, já que é um fórum de pactuação entre municípios e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Na oportunidade, a coordenadora do Apoio Técnico do Cosems Josinete Marques expôs o cenário do PRI e a apoiadora técnica Camila Valença traçou o panorama da Atenção Primária, pontuando as possíveis mudanças na Portaria do Pró-Saúde.

Outras pautas apresentadas referentes à Atenção Primária foram a proposta da Carteira de Serviços da AP à Saúde Brasileira e a atual conjuntura do Programa Mais Médicos em Alagoas, ficando patente que diariamente muda o cenário de vagas em aberto para médicos do Programa nos municípios alagoanos.

O vice-presidente do Cosems Rodrigo Buarque afirmou que momentos como este mostram que a entidade está no caminho certo no que diz respeito a estreitar relacionamento e conhecer as realidades regionais de Saúde. Ele destacou a importância desta escuta das demandas regionais por parte da Diretoria e sugeriu que na próxima edição do Café com a Presidente os secretários já tragam soluções para as demandas apresentadas por suas Regiões de Saúde.

A apoiadora técnica Mirna Vaz atualizou os gestores da Saúde sobre o acompanhamento das reavaliações dos pacientes com glaucoma no Estado e no tocante à Portaria Mais Saúde Especialidades. A também apoiadora do Cosems Kathleen Moura fez um relato sobre a Oncologia, discorrendo sobre a Resolução CIB e de encaminhamento dos relatórios de auditorias referentes à Oncologia de Arapiraca; e proposta de execução dos recursos estaduais de R$ 100 milhões de Emenda Parlamentar. O técnico Joelson Lisboa apresentou o panorama do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops) dos municípios alagoanos.


Ascom Cosems/AL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.