OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

18/10/2019 às 18:21

Especialista do Hapvida alerta para os riscos da osteoporose

Mulheres estão no grupo de risco da doença que afeta os ossos e pode causar fraturas Mulheres estão no grupo de risco da doença que afeta os ossos e pode causar fraturas

Isa Mendonça

O Dia Mundial de Combate à Osteoporose é celebrado no próximo domingo, 20 de outubro, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas aos perigos da doença. A osteoporose é uma condição metabólica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, o que gera aumento da suscetibilidade a fraturas.

Entre os sintomas estão dores ósseas, deformidades e redução da estatura. A patologia também pode ser assintomática e silenciosa. O principal método de diagnóstico é a realização do exame de densitometria óssea, que mede a densidade mineral óssea em pontos estratégicos (coluna lombar e colo do fêmur).

O ortopedista do Hapvida, George Cordeiro, destaca que as mulheres estão no grupo de maior risco. “A osteoporose pode atingir qualquer pessoa, porém, as mulheres estão mais suscetíveis a desenvolvê-la devido às baixas hormonais pós-menopausa e maior longevidade.

Além disso, sedentarismo, uso de anticonvulsivantes e baixo índice de massa corpórea são outros fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença”, disse o especialista.

O tratamento consiste em reposições hormonais e o uso de medicamentos da classe dos bifosfonatos, responsáveis por aumentar a densidade óssea. Cordeiro ainda alertou que existem hábitos que não são recomendados neste processo. “Deve-se evitar fumar, ter uso abusivo de café, bebidas alcoólicas e, claro, o paciente precisa manter as consultas médicas rotineiras e os exames laboratoriais”, conclui o ortopedista.

A prática de hábitos saudáveis ao longo da vida é crucial para a prevenção. Alimentação rica em cálcio, controle do peso e atividade física regular previnem não somente a osteoporose, mas diversas outras complicações. Também é indicada a exposição ao sol, para produção de Vitamina D.



Fonte: Ascom

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.