OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

11/11/2019 às 11:17

Saúde promove Encontro de Pessoas Vivendo com HIV/Aids

Cássia Oliveira

Com o apoio do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS e Hepatites Virais, a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids – Alagoas (RNP+AL) promove, na próxima quinta-feira (14), no balneário do Sesc, em Guaxuma, o 17º Encontro da RNP+AL.

Organizado anualmente pelo coordenador-adjunto da Rede, Roberto Marinho, o encontro tem como objetivo proporcionar às pessoas vivendo com HIV/Aids a chance de se reunir com outras pessoas na mesma condição sorológica, para debaterem que atitude devem tomar e como devem se posicionar diante de sua nova condição de saúde.

“O encontro é um momento de ampliarmos o conhecimento de todos sobre questões relacionadas à condição que vivenciamos no nosso dia a dia. A ideia é preparar táticas para que esse indivíduo se desenvolva e venha para o enfrentamento do isolamento e da inércia, promovendo uma melhor qualidade de vida para si mesmo”, afirma o coordenador-adjunto.

No Sesc Guaxuma, a programação terá início às 9h, com o acolhimento aos participantes num café da manhã, seguido de uma atividade de movimentação com a Coordenação de Esporte e Recreação (Cerec). Às 10h, será feita a abertura do evento, com a participação de representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde. Os debates terão início às 10h20, com a apresentação de um resgate histórico da Aids, que será feito pela Dra. Lígia Antas, médica do HDT; e após a apresentação, o psiquiatra Francisco Hélio Dantas Júnior, do PAM Salgadinho, abordará aspectos da saúde mental.

Durante a tarde, o evento será retomado – após o almoço no local – com a palestra sobre coinfecção Tuberculose/HIV e a relação entre câncer e HIV, que estará a cargo de um representante da Secretaria Estadual de Saúde. E fechando a programação, a Coordenação da RNP+AL fará um debate, sobre os direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, seguido do lanche.

A Coordenação reforça que os participantes terão um ônibus à disposição para o transporte até o evento. A saída para o Sesc Guaxuma será às 8h, na Praça dos Martírios e o retorno, após o evento, está marcado para às 16h, retornando para o local de partida inicial. Além disso, as crianças que estiverem acompanhando os adultos participantes terão programação especial, com a disponibilização da piscina – das 10h às 12h – e do salão de jogos – das 13h às 15h.


Ascom SMS


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.