OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

06/01/2017 às 14:01

Rede Integrada de Laboratórios facilitará realização de exames

Os municípios bases para a Relab realizarão os exames clínicos nas áreas de hematologia, bioquímica, uranálise e microbiologia - Carla Cleto Os municípios bases para a Relab realizarão os exames clínicos nas áreas de hematologia, bioquímica, uranálise e microbiologia - Carla Cleto

João Victor Barroso

Descentralizar os serviços laboratoriais de Alagoas, que hoje estão concentrados na capital, para os usuários do Sistema Único de Saúde é a meta da Rede Integrada de Laboratórios de Saúde Pública e Patologia (Relab), que será instituída pela Secretaria de Estado da Saúde por meio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e do Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que faz parte da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Os pacientes do SUS poderão fazer exames laboratoriais de baixa e média complexidade.

A Relab irá funcionar com o Lacen/AL garantindo insumos, equipamentos e manutenção e cada um dos municípios irão disponibilizar a estrutura física do laboratório, recursos humanos, Equipamentos de Proteção Individual e o transporte.

De acordo com Magliones Carneiro, gerente do Lacen/AL, o projeto piloto da Relab será implementado este ano na 10ª Região de saúde que envolve os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

“Em cada região de saúde terá um município referência com o compromisso de atender a demanda da região. No caso da 10ª, será a cidade de Delmiro Gouveia que receberá os materiais dos postos de coleta que ficarão instalados nos outros municípios”, explicou Magliones Carneiro. Salientando que as cidades da 10ª região foram escolhidas por estarem mais distantes de Maceió, onde ficam os laboratórios referência para a realização de exames.

Os municípios bases para a Relab realizarão os exames clínicos nas áreas de hematologia, bioquímica, uranálise e microbiologia.

“Já os exames mais complexos serão enviados pelo município sede para Maceió para as amostras serem analisadas pelo Lacen/AL e pelo CPML. Todos esses exames serão realizados com qualidade que o Laboratório Central de Alagoas disponibiliza e a população terá o resultado em tempo oportuno para o diagnóstico de doenças”, finalizou Magliones.





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.