OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 16 de abril de 2024

Notícias

23/03/2017 às 14:13

HGE usará material biológico com vítimas de acidentes

Protocolo vai orientar riscos de exposição a sangue e outros materiais biológicos - Carla Cleto Protocolo vai orientar riscos de exposição a sangue e outros materiais biológicos - Carla Cleto

 Neide Brandão

Sistematizar e orientar condutas, assim como ter um referencial para enfrentar os riscos de exposição a sangue e outros materiais biológicos. Esse é o propósito do Protocolo para Atendimento a Vítimas de Acidentes com Material Biológico, que será implantado no Hospital Geral do Estado (HGE).

Para isso, técnicos do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) estiveram na unidade hospitalar para apresentar o documento aos técnicos e gestores. Por meio desta ação haverá um fluxo para atender as vítimas de acidentes com material biológico, agilizando a assistência e reduzindo sequelas. 

De acordo com Gardênia Santana, supervisora do Cerest, o protocolo contribui para a redução dos riscos de transmissão do HIV, hepatite B e da hepatite C. Gardênia relatou que os acidentes com materiais biológicos atingem 52,9% das notificações. 

“Nossa discussão aqui no HGE vem consolidando um trabalho que está sendo feito desde 2015. Neste momento, estamos com a parceria da direção médica, o que nos dá uma segurança e certeza da continuidade do trabalho desenvolvido pela equipe”, salientou.

Ainda de acordo com Gardênia Santana, por meio de um fluxo mais sistematizado, o HGE vai fazer o atendimento dos seus servidores no caso de ocorrerem acidentes com materiais biológicos. “Já no caso de haver a necessidade de uma quimioprofilaxia, o profissional deve ser direcionado ao hospital de referência”, disse Gardênia Santana.

O Hospital Hélvio Auto é referência para os atendimentos com materiais biológicos em Maceió. Em Arapiraca a unidade de referência é a Unidade de Emergência do Agreste e, em Santana do Ipanema, a referência é o Hospital Clodolfo Rodrigues.




Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.