OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

25/05/2017 às 13:21

DOMINGO: Dia Mundial do tabaco terá ações em Maceió

Ana Cecília da Silva

O Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Universitário, promove, no próximo domingo (28), na orla de Ponta Verde, uma série de ações alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. As atividades irão se concentrar em uma tenda montada em frente ao Lopana, a partir das 9h.

Segundo Gilda Teodósio, coordenadora do Núcleo de Cessação do Município, no dia 28 serão oferecidas diversas atividades abertas ao público. “Iremos contar com a presença de educadores físicos alertando sobre os benefícios de uma vida saudável, de estudantes de enfermagem com aferição de pressão e de profissionais do Núcleo irão fazer pequenas palestras sobre como funciona o programa no município e para onde o usuário que deseja largar o vício deve se dirigir”, explicou.

Cada turma que inicia o tratamento em uma das unidades que contam com o Núcleo tem duração de três meses. O método utilizado pela equipe é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O primeiro: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; o segundo: os primeiros dias sem fumar; o terceiro: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e o quarto: benefícios obtidos após parar de fumar.

Todas as unidades mantêm um grupo multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médico, que formam turmas de pessoas interessadas em largar o vício do tabaco. Esse ano, a campanha do Dia Mundial sem Tabaco trouxe como tema “Tabagismo: uma ameaça ao desenvolvimento sustentável”, que deve alertar para os prejuízos que o cigarro traz não só para a saúde, mas também para o meio ambiente.

Onde encontrar?

O primeiro Núcleo de Cessação surgiu em 2013 no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha) e hoje o atendimento é descentralizando, contando com diversos outros locais como o Hospital Escola Portugal Ramalho, Hospital Universitário, Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) Everaldo Moreira (Farol) e nas Unidades de Saúde Dídimo Otto Kummer (Conjunto Carminha – Benedito Bentes) e Aliomar Lins (Benedito Bentes) com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

O objetivo da descentralização é facilitar o acesso do usuário de qualquer parte da cidade disposto a abandonar o vício do tabaco. A SMS já está em processo de formação de novas equipes para o Núcleo que será instalado na Unidade de Saúde Durval Cortez, no Prado.




Fonte: Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.