OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

15/09/2017 às 13:27

PF cumpre mandados em Alagoas contra fraudares de concurso

AL1

Porta dos Fundos foi o nome dado à operação desencadeada nesta sexta-feira, em Alagoas, no Amazona e Roraima, para cumprir seis mandados de busca e apreensão e seis de condução coercitiva.

Os investigados são acusados de participação defraude no concurso para provimento de cargos de analista e técnico do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, realizado em fevereiro deste ano.

Os investigados respondem pelos crimes de constituição de organização criminosa (art. 2º da Lei nº.12.850), associação criminosa (art. 288 do CP) e fraude em certame de interesse público (art. 311-A do CP).

As investigações iniciaram na Superintendência Regional da PF no Amazonas em abril de 2017, mediante provocação da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso.

Além dos integrantes da organização criminosa, foram identificados ainda 5 (cinco) candidatos supostamente beneficiados pelo esquema: 3 candidatos estão classificados nos cargos de técnico e analista judiciário - área administrativa e outros 2 candidatos estão classificados no cargo de técnico judiciário - área administrativa.

Operação Porta dos Fundos

“Porta dos Fundos” é a expressão popular utilizada para designar uma atividade ou ação que queira ser escondida ou que seja de natureza escusa. Ao tentarem adentrar no serviço público de forma irregular, os envolvidos remetem à ideia ilustrativa de um acesso irregular a um local, indicando, portanto, uma entrada pela porta dos fundos.

A Polícia Federal esclarece que não foram identificados indícios de participação de funcionários/servidores da Fundação Carlos Chagas ou do TRT 11ª Região no esquema fraudulento.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.