OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

19/12/2017 às 16:48

Mais policiais nas ruas: Estado lançará o Ronda no Bairro dia 4 de janeiro

Governador diz que proposta é promover o diálogo da polícia com a sociedade Governador diz que proposta é promover o diálogo da polícia com a sociedade

Wadson Regis

O governador Renan Filho definiu, nesta terça-feira, a data de lançamento do programa Ronda no Bairro. Será no dia 4 de janeiro e vai começar pelo Jacintinho. No segundo momento, ainda sem data, serão contemplados o Centro e a orla marítima.

A proposta de mais policiais nas ruas da capital não será apenas para inibir a criminalidade. O bairro, que é cercado por várias grotas e tem comércio ativo, de domingo a domingo, terá o reforço policial, diário, de 30 militares. “Com este novo programa, vamos ampliar o efetivo policial, estando a pé. Não será uma polícia que afasta, mas que aproxima, em que esses policiais vão dialogar com estudantes universitários, com diretores de universidades, clientes e donos de restaurantes, e ambulantes, levando, assim, mais segurança para o cidadão", explica o governador.

Metodologia de atuação
Cada equipe será formada por dois militares da Ativa e um da Reserva, que atuarão em dois turnos, das 6h30 às 14h30 e 14h30 às 22h30, a pé, de moto e de bicicleta. Todas as abordagens serão filmadas e armazenadas num servidor exclusivo do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

O coronel da Reserva Remunerada Maxwell Santos, que coordenará os trabalhos, disse ao AL1 que o objetivo é promover ações de aproximação com a sociedade. Mesmo sendo um modelo de Polícia Comunitária, a missão também será o enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP). “A intenção é que essa nova forma de fazer segurança pública aproxime os agentes de segurança dos cidadãos, mas também identifiquem as necessidades de cada território e na mediação de conflitos urbanos, criando uma rede eficiente de informações, facilitando, assim, a atuação das Forças de Segurança Pública”, explica o cel. Maxwell.

Militares envolvidos 
Os policiais da ativa atuarão em dias de folga, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR), com remuneração de R$ 160, por cada oito horas de trabalho.

Saúde & Segurança
Como o foco não está apenas na repressão e ostensividade, características da Polícia Militar, o Ronda no Bairro será acompanhado pelas secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP). “Vamos dialogar com a sociedade de maneira mais efetiva. Quanto mais a população estiver informada e preparada para evitar o contato com as drogas e com atitudes de cunho violento, melhor para os agentes de segurança pública. A prevenção é a maneira mais adequada e efetiva para que consigamos reduzir os índices de violência e galgar resultados positivos no âmbito da segurança pública”, justifica Maxwell.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.