OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

04/01/2018 às 16:46

Governo de Alagoas lança Programa Ronda no Bairro no Jacintinho

Governador Renan Filho anunciou, também, que trabalha para promover, ainda em 2018, um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar - Márcio Ferreira Governador Renan Filho anunciou, também, que trabalha para promover, ainda em 2018, um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar - Márcio Ferreira

Severino Carvalho e Ana Daniella Leite
Agência Alagoas

Segundo bairro mais populoso de Maceió - com mais de 86 mil habitantes - o Jacintinho passa a contar, a partir desta quinta-feira (4), com o Ronda no Bairro. O programa foi lançado, durante a manhã, pelo governador Renan Filho, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior; e pela secretária de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt.

"Com esse lançamento, complementamos  as ações de Segurança Pública. Nós já lançamos os Centros Integrados (Cisps), a Força Tarefa, o novo sistema de monitoramento aéreo e implantamos o sistema de radiocomunicação digital. Além disso, convocamos a reserva técnica e realizamos novos concursos para a PM e o Corpo de Bombeiros", recordou o governador.

Ele anunciou, durante a solenidade, que trabalha para promover, ainda em 2018, um novo concurso público para o Corpo de Bombeiros (CB) e a Polícia Militar (PM) com objetivo de dar sequência aos avanços na Segurança Pública em Alagoas. "Enquanto outros Estados padecem com a violência, Alagoas é uma ilha. Aqui, garantimos a segurança com maior efetivo, salários em dia e novos equipamentos", salientou Renan Filho.

Em mais uma ação integrada de prevenção e combate à violência em Alagoas, o Ronda no Bairro aproxima os agentes do Estado dos cidadãos e facilita a identificação das necessidades de cada território. Além do Jacintinho, o Programa também será estendido ao Centro e à orla marítima da capital, ainda no primeiro semestre deste ano.

Atuação

As ações do Ronda no Bairro começam pela área comercial do bairro do Jacintinho. A tropa será dividida em trios de patrulhamento, compostos por um militar da reserva e dois da ativa, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30. Depois disso, o policiamento tradicional atua na área.

Renan Filho lembrou que onde foi empregado, esse modelo de Segurança Pública reduziu os casos de furtos de forma significativa, em mais de 90%.

"O Ronda no Bairro consiste num policiamento mais próximo da sociedade com policiais a pé, em veículos menores, em motos ou bicicletas para que o agente de segurança possa conversar com o cidadão, participar da abertura e do fechamento do comércio, da saída e da chegada dos estudantes", explicou Renan Filho.

Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec). Os militares voluntários executarão suas funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual Nº 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de 8 horas.

O novo braço da Segurança Pública será integralmente realizado com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.

O Ronda no Bairro está vinculado às secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP); e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

"Esse Programa ataca diretamente um dos tipos de crime que mais incomodam a sociedade, que é o roubo e o furto a estabelecimentos comerciais. Não tenho dúvidas de que o Ronda no Bairro vai reduzir drasticamente os índices de violência aqui no Jacintinho", afirmou o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.

O programa possui, ainda, uma Central de Articulação de Abordagem Social formada por equipe multidisciplinar, responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos e aos programas competentes.

O Ronda no Bairro atua também na mediação de conflitos urbanos e no enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma conjunta com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Parcerias

O Ronda no Bairro conta com a parceria do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que há 15 anos é desenvolvido pela PM, voltado para crianças, adolescentes e adultos no intuito de inibir o avanço das drogas e da violência junto às comunidades.

De acordo com o coordenador geral do Programa Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos, os eixos de atuação do programa - segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados - garantem maior atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento contra o roubo ou o furto a transeuntes.

“A partir de hoje, a área comercial do Jacintinho, no trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Escola Municipal Lamenha Lins, com entrada na feirinha e no mirante do bairro, estará coberta pelo Ronda no Bairro. Por orientação do governador Renan Filho, o nosso foco é ocupar o território e criar vínculos com essa comunidade para que ela se sinta protegida e acolhida pelos policiais que irão diariamente realizar o patrulhamento de proximidade. A prevenção é a maneira mais adequada e efetiva para que consigamos reduzir os índices de violência e galgar resultados ainda mais positivos no âmbito da segurança pública”, declarou Maxwell Santos.

O prefeito comunitário do Jacintinho, Ciro Borges, disse que com o Ronda no Bairro será possível retomar as atividades recreativas e culturais na Praça do Mirante, interrompidas por conta da violência.  "Falo pelos moradores daqui: o Jacintinho ganhou um presente com o Ronda no Bairro, que vai nos garantir segurança e tranquilidade", afirmou Borges.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.