OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/01/2018 às 07:02

Anjos da Paz e Ronda no Bairro conscientizam população sobre uso de álcool e outras drogas

Ação conjunta visou reduzir o número de dependentes químicos no bairro do Jacintinho, em Maceió Ação conjunta visou reduzir o número de dependentes químicos no bairro do Jacintinho, em Maceió

Victor Brasil e Ana Daniella Leite
Assessoria

Uma ação conjunta entre as equipes dos Anjos da Paz e do Ronda no Bairro mobilizou a população do Jacintinho, na quinta-feira (11), sobre os riscos do consumo abusivo de álcool e outras drogas. A iniciativa visou reduzir o número de dependentes químicos em um dos bairros mais populosos de Maceió.

Foi caminhando nas ruas e conversando com as pessoas, que os profissionais de psicologia e serviço social dos dois programas trabalhou a conscientização da população, que conheceu os serviços da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) para o tratamento da dependência química.

Segundo a gerente de Acolhimento e Recuperação da Seprev, Conceição Sales, o trabalho preventivo realizado pelos Anjos da Paz é fundamental para a redução do índice de dependência química. “Trabalhamos a conscientização das pessoas, mas ao mesmo tempo proporcionamos o acolhimento voluntário do dependente químico. Está no bairro do Jacintinho, junto à equipe do Ronda no Bairro, ainda nos garante uma maior aproximação com a população, que passa a ter um aliado na luta contra as drogas”, disse.

A ação integrou o cronograma da Central de Articulação de Abordagem Social do Programa Ronda no Bairro, responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos estaduais e municipais competentes.

Desde o último dia 4, quando o Ronda no Bairro foi lançado, a equipe já segue um cronograma de visitas a escolas, unidades de saúde e pontos comerciais pertencentes ao trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Madeireira Malta, com entrada na feirinha e no mirante do bairro, perímetro de atuação no Jacintinho.

“O Ronda no Bairro congrega ações de diversas secretarias de Estado, essa abrangência favorece o conhecimento e o acesso da população aos serviços públicos. É uma nova forma de fazer segurança, um novo meio de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção à violência”, concluiu o coordenador-geral do Programa Ronda no Bairro, Coronel RR Maxwell Santos.

Ronda no Bairro

O programa é mais um aliado das forças de segurança pública de Alagoas. Ele conta com patrulhamento de trios de policiais, sendo um da reserva e dois da ativa, que atuam nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30.

O Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Ele tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.