OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

19/03/2018 às 12:12

Ronda no Bairro na orla da capital agrada comerciantes, trabalhadores e turistas

Policiamento de proximidade alcançou resultados positivos no bairro do Jacintinho e agora chega à orla - Kaio Fragoso Policiamento de proximidade alcançou resultados positivos no bairro do Jacintinho e agora chega à orla - Kaio Fragoso

Thiago Tarelli e Ana Daniella Leite

A orla de Maceió é considerada uma das principais vitrines do turismo em Alagoas e segurança é um dos pré-requisitos para o sucesso de um destino turístico. Por isso, o Governo do Estado estendeu o Ronda no Bairro à região que é a mais visitada por turistas na capital. Com uma semana de andamento, o programa já apresenta resultados, não agradando somente aos visitantes, mas também a comerciantes e trabalhadores.

A recepcionista Jadny Farias de Souza trabalha em um grande restaurante da região e mora no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. De acordo com ela, a orla está mais segura. “A gente vê direto os rapazes fazendo a ronda. Para pegar ônibus está bem melhor. Essa sensação de segurança dá mais tranquilidade”, conta.

Rosa dos Santos é comerciante da orla há dez anos e também atesta que a região está mais segura. “A orla estava precisando desse policiamento. Esse programa é nota dez. Com eles, o consumo de drogas diminui bastante, a mendicância também. Isso é benéfico para nós comerciantes porque essas coisas afastavam os turistas das nossas barracas. Eles dão assistência até tarde da noite, isso é ótimo”, revela.

Gerente de um bar na orla, Valesca Guilherme conta que com o policiamento ostensivo faz com que os turistas permaneçam por mais tempo nos bares, lojas e restaurantes da região. “A gente não tinha uma boa fama, né? Hoje você consegue ver que a coisa mudou. Os turistas ficam até dez, onze horas da noite na orla, passeando e comprando sem problema. Com o programa melhorou muito. Nós do bar estamos muito satisfeitos. Para nós que largamos tarde, sempre tem ronda nesse horário. Não vemos usuários de droga por aqui, coisa que era bastante comum”, explica.

A turista de Belo Horizonte Maria Adélia de Souza conta que se sente mais segura em Maceió do que em outros destinos que já visitou no Nordeste do país. “Achei muito interessante esse tipo de policiamento porque nos dá uma grande sensação de segurança. Além deles, notei que várias viaturas também estão fazendo rondas frequentes aqui na região. Estou achando muito tranquilo, estamos adorando. É mais tranquilo que cidades como Recife e Fortaleza”, elogia.

Primeiros resultados

Atuando desde o último 10 de março nas áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta, Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica, no Ronda no Bairro já houve registros de prisões e apreensões por suspeita de tráfico de drogas, na Feirinha da Pajuçara; registro de posse e consumo de drogas ilícitas na Praça do Skate, na Ponta Verde; e um encaminhamento de pessoa em situação de rua e com dependência química para uma das 37 unidades acolhedoras vinculadas ao Governo Estadual.

No total são 12 km de território alcançados, 132 agentes de proximidade em dois turnos de serviço, com patrulhamento nas modalidades a pé, de moto e de bike. Uma equipe de Articulação e Mobilização Social também atua, sendo responsável por identificar e reunir lideranças comunitárias e religiosas, dialogar com moradores, comerciantes e frequentadores dos bairros onde o programa é executado a fim de traçar um diagnóstico sociocultural e, a partir daí, criar junto com esses atores intervenções culturais, artísticas e esportivas em espaços de convivência mútua. Além disso, o programa também encaminha e referencia casos de pessoas em situação de vulnerabilidade social à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

“O principal diferencial do programa é a presença do agente de segurança próximo da população, além da equipe de mobilização social, que ajuda a identificar e articular a comunidade para novamente ocupar com qualidade as praças e demais espaços públicos”, explica o coordenador-geral do Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos.

Fortalecimento do destino

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) Alagoas, Milton Vasconcelos, comenta que o programa fomenta a atividade turística e já repercute positivamente entre turistas e colaboradores também dos hotéis.

“A percepção dos hóspedes é muito positiva. Eles comentam com os nossos atendentes sobre a presença do policiamento na região. Isso é ótimo porque fomenta ainda mais a vinda de turistas para Alagoas. Além disso, ficou melhor também para os nossos colaboradores dos hotéis que na saída e chegada do hotel costumavam presenciar assaltos, principalmente na madrugada e nesse horário entre nove e onze horas da noite, que é o período de troca de turno”, explica Vasconcelos.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, explica que o Ronda no Bairro é um programa que mostra um novo momento vivido pelo executivo estadual que, com mais recursos próprios, consegue dar autonomia a suas ações em áreas essenciais como a segurança.

“Este programa é fruto de um novo momento fiscal de Alagoas que, com reajuste de contas, conseguiu entregar à população esse novo aparato de segurança pública que é essencial não só para o povo alagoano, mas também para o turismo, tão importante à economia do Estado”, diz Brito.

 "Hoje o Estado não está entre os mais perigosos do país, isso fomenta a atividade turística, porque a boa notícia repercute em todo o Brasil, incentivando as pessoas a virem para as nossas praias e outros destinos alagoanos. Com mais gente vindo, mais empregos são gerados, mais investimentos na atividade são atraídos, fazendo com que o Estado cresça e se desenvolva”, completa o secretário.




Fonte: Ascom

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.