OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

09/04/2018 às 15:19

Ronda no Bairro completa 30 dias na Orla de Maceió com programação especial

Ronda no Bairro completa 30 dias na Orla de Maceió e atividades culturais e esportivas em espaços públicos agradam a comunidade Ronda no Bairro completa 30 dias na Orla de Maceió e atividades culturais e esportivas em espaços públicos agradam a comunidade

Ana Daniella Leite

O Programa Ronda no Bairro completa 30 dias de atuação nas áreas comerciais da Orla de Maceió, nesta terça-feira (10). Para comemorar, a equipe de Articulação e Mobilização Social preparou uma programação especial no Corredor Vera Arruda, no bairro de Stella Maris. A partir das 18h, haverá apresentação da banda Tome Xote, do palhaço Ruanito e Cia., além da apresentação do grupo de coco de roda Sensashow.

E as atividades culturais e esportivas não param nos espaços públicos nos perímetros de atuação do Programa Ronda no Bairro. Na quarta-feira (4), a aula de zumba foi apresentada aos moradores, frequentadores e turistas da região, e passará a acontecer na Praça Ganga Zumba, em Cruz das Almas, todas as sextas-feiras, às 16h30, conforme alinhado com a comunidade, que aprovou a iniciativa.

Também nas sextas-feiras, crianças da comunidade recebem aulas do Pilates Kids, na Praça Celso Freitas, na Ponta Verde, das 14h às 15h.

Incentivar para que as pessoas voltem a frequentar espaços de convivência mútua em seus territórios é um dos objetivos do Ronda no Bairro. A equipe social é responsável por montar um diagnóstico sociocultural dos bairros e, junto à comunidade, articular para que atividades de cunho esportivo, cultural e artístico passem a fazer parte da rotina dessas comunidades.

“As pessoas abraçam as ideias e participam ativamente das atividades propostas. Tornar os espaços públicos seguros e frequentados por quem de direito: os moradores, os turistas e trabalhadores de cada perímetro do Ronda é um dos pontos de atenção fundamentais para nossas equipes. Os primeiros 30 dias na Orla de Maceió foram satisfatórios, tanto do ponto de vista social como operacional”, afirmou o coronel RR Maxwell Santos, coordenador-geral do programa.

Programação Jacintinho

A programação na Praça do Mirante do Jacintinho para esta semana é a seguinte:

Segunda (9)

17h – Apresentação da Banda Filarmônica da Igreja Nossa Senhora das Dores

Terça (10)

16h30 - Oficina de teatro com crianças e adolescentes em parceria com a Companhia Teatral A Cambada

20h – Aula de Zumba

Quarta (11)

17h – Aula de Judô com crianças e adolescentes, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Selaj) e Federação Alagoana de Judô

Quinta (12)

16h30 - Oficina de teatro com crianças e adolescentes em parceria com a Companhia Teatral A Cambada

17h – Aula de Capoeira

20h – Aula de Zumba

Sexta (13)

6h30 – Ginástica Laboral, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)

16h - Aula de Judô com crianças e adolescentes, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Selaj) e Federação Alagoana de Judô

Ronda no Bairro

É um programa do Governo de Alagoas, sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP); de Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque-Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

A área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa e, desde o dia 4 de janeiro, 60 agentes de proximidade realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta em dois turnos de serviço. A população aprovou o sistema de segurança empregado. As áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica contam, desde o dia 10 de março, com 132 agentes de proximidade nas três modalidades de patrulhamento do programa.

Fonte: Ascom SSP/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.