OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

16/05/2018 às 18:22

Polícia Militar promove Curso de Condutor de Viaturas Policiais para integrantes da Corporação

Policiais militares recebem instruções no Curso de Condutor de Viatura em Maceió e Arapiraca - Foto: Ascom PMAL Policiais militares recebem instruções no Curso de Condutor de Viatura em Maceió e Arapiraca - Foto: Ascom PMAL

Roberison Xavier

Motivada pela Campanha Maio Amarelo, que tem por objetivo garantir ações educativas para a obtenção de mais segurança no trânsito, a Polícia Militar de Alagoas está promovendo cursos de Condutor de Viaturas Policiais para os integrantes da Corporação, tanto na Capital quanto no interior do Estado.

Os militares recebem capacitações para a condução de veículos de emergência com eficiência e eficácia, conhecendo, observando e aplicando disposições contidas na legislação específica sobre o transporte especializado para o qual está se habilitando, sempre buscando comportamentos preventivos de maneira a preservar a sua integridade física e a dos companheiros, do próprio veículo, do meio ambiente, além de possibilitar um relacionamento harmonioso com pedestres e outros condutores.

O curso possui 60 horas/aulas com instruções sobre Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social, Relacionamento Interpessoal e Prática de Condução de Veículos de Emergência. Na sexta-feira (11) foi concluída a primeira turma no ano de 2018, e, na próxima segunda-feira (21) será iniciada mais uma turma com instrutores especializados com formação na área.

O curso de condutor de viaturas policiais teve início na briosa no ano de 2010. Em oito anos, já são mais de 2.500 policiais militares habilitados a conduzir veículos de emergência. As aulas são coordenadas pela Chefia da Seção Técnica de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM.

“Realizar o curso de condutor durante o Maio Amarelo é mais uma forma que a Corporação tem de demonstrar à sociedade alagoana que se preocupa com o serviço oferecido nas ruas pelos policiais. Estamos levando mais conhecimento e melhorando as habilidades dos militares”, afirmou o capitão Daniel Souza, chefe da Seção Técnica de Ensino do CFAP.

As instruções teóricas e práticas estão sendo ministradas tanto em Maceió, no CFAP, quanto em Arapiraca, no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM). As aulas práticas realizadas na Capital acontecem na área do Aeroclube de Alagoas, no bairro de Santa Lúcia, na parte alta da cidade. Os docentes foram designados em consonância ao Edital de Credenciamento para instrutores e monitores militares e profissionais da área de docência que rege a seleção para a prestação do serviço às Unidades de Ensino da PM.

“Estamos buscando aperfeiçoar cada vez mais nossos militares. Isso é uma demonstração do comprometimento da PM com a missão constitucional a ela confiada. O curso conta com profissionais bastante habilitados. Todos com cursos e experiências de docência e profissional na área, que inclusive até já ministraram instruções a outras instituições não só em Alagoas, mas em outros estados da Federação também”, enfatizou o comandante-geral da Corporação, coronel Marcos Sampaio.

1ª turma de 2018 do Curso de Condutor de Viatura Policial

A primeira turma do Curso de Condutor de Viatura Policial foi realizada na última semana com a participação de militares das Unidades que integram o Comando de Policiamento da Capital – 1º, 4º, 5º e 8º Batalhões de Polícia Militar, 3ª e 5ª Companhias Independentes (CPM/I), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Trânsito (BPTran), Radiopatrulha (BPRP), de Eventos (BPE), Escolar (BPEsc), de Guarda (BPGd) e a Cavalaria (RPMon), além das Assessorias Militares e Seções e Diretorias da Corporação. Militares de Unidades que compõem o Comando de Policiamento do Interior também participaram dessa turma – 3º, 9º e 11º Batalhões, e, 1ª e 4ª CPM/I.

Campanha Maio Amarelo

É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza, após a ONU ter decretado a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.