OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

04/06/2018 às 13:49

Segurança Pública recebe o maior volume de investimentos da história, diz governador

Prédio da Radiopatrulha foi completamente reestruturado num investimento de quase um milhão Prédio da Radiopatrulha foi completamente reestruturado num investimento de quase um milhão

Severino Carvalho

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguraram, na manhã desta segunda-feira (4), as novas instalações do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha Capitão Rodrigo Moreira Rodrigues (BPRp). 

O prédio foi completamente reestruturado. Fundada em 19 de abril de 2001, a unidade nunca havia passado por uma reforma. O imóvel recebeu investimento de quase um milhão de reais, recursos oriundos do Tesouro Estadual. A obra teve início no dia 2 de agosto de 2017 e foi concluída em maio deste ano. Trinta empregos diretos foram gerados durante os serviços.

O governador Renan Filho afirmou que a reestruturação do BPRp é um exemplo do que vem sendo feito em toda a infraestrutura da Segurança Pública na capital e no interior do Estado. De acordo com ele, o setor receberá este ano o maior volume de investimentos da história.

 Entrega da nova Sede do Batalhão de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

"Iniciamos a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do tipo 2 do Pilar e de Teotônio Vilela. No total, são 12 Cisps prontos e seis sendo edificados. Estamos construindo o Batalhão da PM de Delmiro Gouveia e de Penedo, que serão entregues nos próximos dias. Tudo isso reunido torna a Segurança Pública de Alagoas diferente. A gente vê no Brasil, nesse momento, a violência explodir. Em alguns estados do Nordeste, o número de homicídios dobrou, enquanto aqui a gente reduziu. Esse mês de maio foi o sétimo consecutivo em que houve redução com relação ao nosso próprio governo, não mais comparado ao Governo passado, mas com a gente mesmo, porque com relação ao Governo passado, a diferença é muito grande", disse Renan Filho.

São mais de R$ 60 milhões só em obras de infraestrutura como construção de Cisps, reforma e edificação de Batalhões. O governador confirmou ainda que até esta sexta-feira (8) convoca os mil aprovados no concurso da PM, realizado no ano passado, e publica, até o dia 15 deste mês, edital para o novo certame da Polícia Militar com 500 vagas.

Reestruturação

Com a reestruturação, o BPRp passa a contar com auditório e salas de instrução, de reuniões e administrativas, além de espaço multieventos e Núcleo de Inteligência. Há, ainda, duas garagens, depósito, uma copa e cinco alojamentos.

 Entrega da nova Sede do Batalhão de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

"Recuperamos 100% o Batalhão da Radiopatrulha e temos feito isso com todas as sedes das instituições da Segurança Pública em Alagoas. Esse prédio estava totalmente danificado, sem móveis, o que deixava a autoestima do policial no chão. Agora isso mudou. Nós temos condições financeiras para fazer investimentos", observou o governador.

A data para a inauguração da sede do BPRp foi escolhida em homenagem ao nascimento do oficial que dá nome à unidade. O capitão Rodrigo Moreira Rodrigues completaria 35 anos nesta segunda-feira (4). Ele morreu durante ocorrência policial no dia 9 de abril de 2016, na Santa Amélia.

 Entrega da nova Sede do Batalhão de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

Para homenagear os policiais militares do BPRp que tombaram em serviço foi criado o “Memorial aos Heróis”. Trata-se de um espaço reservado para contar a história e honrar as memórias do capitão Rodrigues e dos soldados Valdir Pereira e Izabelle Pereira, que também perderam suas vidas durante o exercício da missão em defesa do povo alagoano. No local, ficam expostos seus fardamentos e nomes de guerra.

Batalhão

As novas instalações da Radiopatrulha facilitam a atuação das equipes policiais e também proporcionam acomodações dignas aos profissionais. O BPRp é comandado pelo tenente-coronel Marlon Araújo e possui um efetivo de 266 policiais militares, distribuídos em três companhias e um pelotão de apoio administrativo.

 Entrega da nova Sede do Batalhão de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

"A gente entrega as instalações a uma das tropas que mais produzem resultados. Para se ter uma ideia, no ano passado, com toda a situação de improviso de nossas instalações, conseguimos vencer dois anos em um. Apreendemos mais de 250 armas, mais de uma tonelada de entorpecentes. Agora numa condição melhor vamos avançar ainda mais", declarou Marlon Araújo.

O objetivo do BPRp é realizar o recobrimento de áreas do Comando de Policiamento da Capital e promover operações específicas no interior do Estado, quando solicitado. Atua, sobretudo, no combate ao porte ilegal de armas de fogo e ao tráfico de entorpecentes. As ações são baseadas na doutrina de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam).

"O Batalhão da Radiopatrulha tem uma importância gigantesca no contexto da Segurança Pública. Junto com as demais unidades e a Polícia Civil, o BPRp vem fortalecendo a Segurança Pública em Alagoas e trazendo grandes resultados", concluiu o secretário Lima Júnior.

 Entrega da nova Sede do Batalhão de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Alagoas (Foto: Márcio Ferreira)

Ainda durante a solenidade, a Polícia Militar de Alagoas promoveu, por ato de bravura, os policiais Erivaldo Santos Sampaio, ao posto de 2º Tenente QOA; Everton Oliveira Feitosa e Thiago Roberto Pereira Lopes à graduação de 3º Sargento; e o pm Victor Rafael Martins da Silva à graduação de Cabo.

Compareceram à solenidade o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio; do Corpo de Bombeiros, Adriano Amaral; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o deputado federal Ronaldo Lessa; o secretário de Estado da da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio; de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; o presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), juiz de direito Maurício César Brêda, dentre outras autoridades.

Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.