OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

11/06/2018 às 17:33

Novas instalações do BPA são inauguradas pelo Governo do Estado

Novas instalações do BPA possuem auditório para 60 pessoas, recepção/secretaria, sala do comandante e do subcomandante, espaços para o serviço administrativo, para a reserva de armamento, garagem, copa e alojamentos Novas instalações do BPA possuem auditório para 60 pessoas, recepção/secretaria, sala do comandante e do subcomandante, espaços para o serviço administrativo, para a reserva de armamento, garagem, copa e alojamentos

Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguraram, na manhã desta segunda-feira (11), as novas instalações do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), localizadas no Balneário do Catolé, à margem da BR-316, quilômetro 14. Durante a solenidade, que celebrou os 29 anos de fundação da unidade especializada, foram entregues duas embarcações: uma lancha e uma moto aquática (Jet-Ski).

“O Batalhão Ambiental vivia aqui um pouco esquecido. Ele tem o papel fundamental no sentido de equilibrar as ações da Segurança Pública, levá-la a todas as esferas e na preservação do meio ambiente, que é uma das principais agendas do século 21”, disse o governador.

As novas instalações do BPA possuem auditório para 60 pessoas, recepção/secretaria, sala do comandante e do subcomandante, além de espaços destinados ao serviço administrativo (P1/P4, sargenteação, P2/P3), à reserva de armamento, garagem para seis viaturas, copa e alojamentos para oficiais e praças.

 Inauguração das novas instalações do Batalhão ambiental (Foto: Márcio Ferreira)

“O novo prédio do Batalhão Ambiental veio para suprir uma necessidade de muitos anos. A gente fez 29 anos de fundação na semana passada (5 de junho), Dia Mundial do Meio Ambiente, e até então não tinha um prédio feito para funcionar como base do comando do Batalhão. Trabalhávamos no improviso, num imóvel cedido e hoje temos um prédio digno para os policiais militares com alojamentos decentes, todas as salas climatizadas e mobiliadas”, comemora o comandante do BPA, tenente-coronel Ascânio Casado.  

O secretário Lima Júnior afirmou que a inauguração das novas instalações do BPA é mais um passo na reestruturação da Segurança Pública de Alagoas e destacou a importância da unidade especializada para a proteção do meio ambiente. “O Batalhão tinha suas dependências precárias e faz um trabalho brilhante, integrado com o IMA e o Ibama, então nada mais justo do que realizar este investimento. Quando você preserva e protege o meio ambiente, você garante o futuro de todos”, ponderou o comandante.

O BPA foi criado em 5 de junho de 1989 como Companhia de Polícia Florestal, cuja missão é proteger a fauna e a flora alagoanas. A unidade possui, atualmente, um efetivo de 111 policiais militares, distribuídos em três companhias, um pelotão de apoio administrativo e um pelotão aquático.

 Inauguração das novas instalações do Batalhão ambiental (Foto: Márcio Ferreira)

O prédio da unidade especializada recebeu investimentos no montante de R$ 1 milhão. Os recursos para a obra e a aquisição de equipamentos são provenientes de uma compensação ambiental proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em decorrência da supressão de vegetação do bioma Mata Atlântica durante a construção de uma avenida na capital em 2014.

Renan Filho agradeceu ao Ministério Público - na pessoa da promotora de Justiça Lavínia Fragoso, presente à solenidade, - pela atuação do MPE que possibilitou a construção da sede da unidade.

Ainda durante a solenidade, o comandante do BPA homenageou os militares da reserva e da ativa do Batalhão Ambiental. O coronel Nilton Rocha (in-memoriam) também foi saudado. O militar dá nome à sede do Batalhão. A viúva Clery Rocha recebeu flores das mãos do governador em forma de homenagem.

Investimentos

Renan Filho destacou que o Governo do Estado faz em 2018 o maior volume de investimentos no âmbito da Segurança Pública. A expectativa é que sejam investidos cerca de R$ 65 milhões na recuperação e construção de novas instalações.

 Inauguração das novas instalações do Batalhão ambiental (Foto: Márcio Ferreira)

“Estamos recuperando todo o aparato da Segurança Pública em Alagoas, seja na capital, seja no interior do Estado. Teremos, nos próximos dias, Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) que serão entregues em Batalha, Major Izidoro, São Miguel dos Milagres e Mata Grande. Outros se encontram em obras, a exemplo de Campo Alegre, que está quase pronto. Estamos tocando, ainda, as obras dos Cisps tipo 2 de Pilar e de Teotônio Vilela. Vamos, também, entregar o Batalhão da PM de Delmiro Gouveia, de Penedo e novo IML de Maceió. Alagoas dá um grande exemplo ao Brasil, num momento em que o país não tem dinheiro pra nada”, afirmou ele.

Compareceram, ainda, à solenidade: o comandante da PM/AL, Marcos Sampaio; do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Adriano Amaral; do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Neyvaldo Amorim; o deputado estadual, Ronaldo Medeiros; o prefeito de Satuba, Paulo Acioli; o assessor executivo do IMA, Leonardo Lopes; o diretor técnico do IBAMA, Rivaldo Couto; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ricardo Pereira; dentre outras autoridades.


Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.