OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

19/06/2018 às 16:54

Ronda no Bairro completa 100 dias em áreas comerciais da orla de Maceió

Ronda no Bairro completa 100 dias na orla com programação especial Ronda no Bairro completa 100 dias na orla com programação especial

Ana Daniella Leite

O Ronda no Bairro chega aos 100 dias de atuação na orla de Maceió e, para comemorar, nesta quarta-feira (20), a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa preparou uma programação especial que acontecerá na Associação dos Moradores do Conjunto Beira Mar, em Cruz das Almas. A população aprova a filosofia e a execução do programa que devolveu a moradores, comerciantes, turistas e frequentadores das áreas comerciais dos bairros de Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica a tranquilidade para circular pelas ruas desses territórios.

“Nesses 100 dias, conseguimos alcançar resultados extremamente favoráveis no âmbito da segurança pública e também no âmbito social. Conseguimos ocupar com atividades de qualidade os espaços de convivência mútua e a população está satisfeita com o patrulhamento de proximidade na região”, afirma o superintendente do Ronda no Bairro, coronel PM Cícero Silva.

Desde que o Ronda no Bairro foi lançado nas áreas comerciais do Jacintinho e da orla de Maceió é notória a diminuição da incidência dos chamados crimes de rua nos perímetros. Haja vista que o programa rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro de Operações da Polícia Militar de Alagoas (Copom), com o Videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública. 

Todas abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Prisões e apreensões na orla de Maceió

Foram três operações integradas, nove prisões e um menor apreendido, dois mandados de prisões cumpridos, uma arma de fogo e uma arma branca apreendidas, além de 19 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) registrados.

Social na orla de Maceió

No âmbito social, foram realizadas 12 visitas a escolas públicas e privadas, 29 registros e encaminhamentos de casos relativos à população em situação de vulnerabilidade social, palestras educativas sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas, além de atividades de cunho esportivo e cultural em espaços de convivência mútua.

Confira a programação dos 100 dias na orla de Maceió e as atividades no Jacintinho para esta semana:

Orla de Maceió - Cruz das Almas

Quarta (20)

14h30 – Aula de Zumba temática em homenagem aos festejos juninos

15h30 – Apresentação da banda Tome Xote

Jacintinho - Praça do Mirante

Terça (19)

10h – Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)

11h às 13h – Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro

14h30 às 15h30 - Aulas de futebol, na quadra poliesportiva do Colégio Rosalvo Ribeiro

15h30 - Palestra sobre o risco do uso de álcool e outras drogas na Escola Municipal Dr. Baltazar de Mendonça, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev)

20h – Aula de Zumba

Quarta (20)

9h – Brincadeiras tradicionais com a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro

10h - Roda de Conversa com atleta alagoano Jadson Senna, na Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento

10h30 – Oficina de pintura no auditório da Casa de Direitos

Quinta (21)

14h30 – Assistência escolar no auditório da Casa de Direitos

15h30 – Iniciação musical (flauta doce) no auditório da Casa de Direitos

 20h – Aula de Zumba


Ascom SSP/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.