OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

22/06/2018 às 12:47

Estado inaugura novas instalações do 1º Batalhão de Polícia Militar, neste sábado

Nova estrutura busca promover a valorização do policial militar Nova estrutura busca promover a valorização do policial militar

Micheliny Tenório e Roberison Xavier

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), inaugura as novas instalações do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no bairro Vergel do Lago, na parte baixa de Maceió, neste sábado, 23. A solenidade contará com a participação do governador Renan Filho, do secretário da SSP, coronel Lima Júnior, e do comandante-geral da PM em exercício, coronel Wilson da Silva.

Os militares que integram a unidade, e abrange 14 bairros da Capital, retornarão a ter como base o prédio localizado na Avenida Senador Rui Palmeira, às margens da Lagoa Mundaú, após uma reforma em toda a estrutura. Atualmente, o batalhão tem funcionado num imóvel localizado no bairro do Poço.

Na obra, foram investidos recursos dos cofres estaduais no valor de R$ 503.885,60. O prédio, que recebeu melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, conta com um auditório para 60 pessoas, salas do comandante e subcomandante, de setores administrativos e alojamentos totalmente climatizados. A unidade também recebeu novo piso, forro de pvc e telhado ecológico.

A iniciativa do governo estadual em investir na nova estrutura busca promover a valorização do policial militar, dando-lhe melhores condições de trabalho, além de promover melhorias para o efetivo combate à criminalidade, aumentando a sensação de segurança para os moradores da região coberta pelo 1º BPM, que vai do Pontal da Barra até o bairro de Jatiúca.

1º Batalhão de Polícia Militar

O 1º Batalhão de Polícia Militar foi criado após o sucesso da experiência do policiamento exercido por duplas, conhecido como Cosme e Damião, lançado pelo coronel Cícero Malaquias de Oliveira no início da década de 1960. Primeiro, foi criada uma Companhia de policiamento ostensivo que teve como comandante o capitão Humberto Correia Pinho. Já em setembro de 1966, a companhia deu lugar a um batalhão constituído de duas companhias de Policiamento Ostensivo.

Com o Decreto nº 3060, publicado no Diário Oficial de 24 de março de 1977, o Batalhão de Policiamento ostensivo foi transformado no atual 1º BPM, recebendo a denominação de Batalhão Coronel Adauto Gomes. Com a transformação, a Unidade recebeu a incumbência do Policiamento Ostensivo da Capital, cuja responsabilidade inclui o policiamento a pé e motorizado através dos destacamentos policiais nos diversos distritos da Capital. Atualmente, o batalhão é comandando tenente-coronel Aloísio Nunes.

Ascom SSP/AL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.