OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

17/01/2019 às 16:41

Policiamento de proximidade contribui para redução a assaltos coletivos em Maceió

Ronda no Bairro atua em conjunto com os batalhões de cada área atendida pelo programa Ronda no Bairro atua em conjunto com os batalhões de cada área atendida pelo programa

Thiago Tarelli e Vanessa Siqueira

Zero. Esse é o número de assaltos a ônibus registrado no bairro Jacintinho, em Maceió, no mês de novembro do ano passado. Em dezembro o número subiu, porém foi registrado apenas um crime do tipo na região. Os números representam uma redução significativa para o bairro, que era considerado uma das áreas vermelhas, onde havia uma grande incidência desse tipo de ocorrência na capital alagoana.

Os dados são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que também atribui a conquista, além da integração entre as forças policiais e das ações em conjunto de repressão e prevenção à violência, à atuação do programa de policiamento de proximidade do Governo de Alagoas, o Ronda no Bairro, implantado no Jacintinho há um ano.

Quem atesta a efetividade do trabalho dos agentes de proximidade é a população. Moradora do Jacintinho há 20 anos, a dona de casa Sonia Maria da Silva, 42 anos, conta que usa ônibus semanalmente para ir até o Benedito Bentes, na parte alta da cidade. “Sempre pego ônibus aqui para visitar minha filha. Antigamente era perigoso porque aconteciam muitos assaltos, tanto no ponto quanto no ônibus. Agora melhorou muito”, conta.

Daiane dos Santos, de 26 anos, mora no bairro há dois anos e também relata a melhoria na segurança nos pontos de ônibus do Jacintinho. “A presença do Ronda no Bairro inibe muito a criminalidade. Diminuiu bastante os assaltos a ônibus por aqui, eles passam direto. Eu venho para o ponto de ônibus mais tranquila porque antigamente não tinha ninguém na rua, agora mudou. Até para caminhar a pé pelo bairro melhorou”, relata a moradora, que, diariamente, faz o trajeto até seu local de trabalho, em Mangabeiras.

O capitão Andrade, subcomandante do Ronda no Bairro, explica que esses resultados só foram alcançados com trabalho em conjunto. “Cada força policial tem sua importância e o policiamento de proximidade do programa tem sido um diferencial para vários indicativos, inclusive este dos assaltos a coletivos. Em nossas áreas de atuação esses resultados foram obtidos também devido às operações integradas com o BPE (Batalhão de Polícia de Eventos), o 1º Batalhão da Polícia Miltar e o BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), que continuarão acontecendo este ano”, explica.

Números

Os dados mostram que toda Maceió atingiu um resultado histórico com o registro de 325 assaltos a ônibus no ano de 2018. De acordo com as estatísticas do Neac, no mês de dezembro foram registrados 13 assaltos, enquanto em 2017 o mesmo mês contabilizou 21 ocorrências, o que representa uma redução de 38%.

Outro avanço importante refere-se à curva decrescente de assaltos a coletivos, em comparação com anos anteriores. Em 2014, foram registradas 1.191 ocorrências na capital. Em 2015, o número caiu para 773. Em 2016 foram 1.109, mas em 2017 voltaram a cair para 507 e, finalmente, em 2018, o ano foi encerrado com a histórica redução, com 325 assaltos.

O programa

Com quase 300 agentes de proximidade atuando nas três regiões comerciais dos bairros do Jacintinho, Orla e Centro de Maceió, o Programa Ronda no Bairro tem transformado a realidade de milhares de maceioenses aliando policiamento de proximidade com ações sociais, culturais e de cidadania.

Contando com guarnições que trabalham a pé, de moto, de bicicleta e de carro, o trabalho do Ronda no Bairro acontece em dois turnos, o primeiro de 6h30 às 14h30 e o segundo das 14h30 às 22h30. Além disso, o programa possui uma equipe de Articulação e Mobilização Social que conta com psicólogos e assistentes sociais para atender casos de conflito familiar e de pessoas em situação de vulnerabilidade social em cada território.


Ascom SSP/AL

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.