OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

17/04/2019 às 18:02

Ronda no Bairro é apresentado como referência em encontro nacional

reunião contou com a presença de membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua reunião contou com a presença de membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua

Alexandre Barbosa

Representantes do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, estiveram em Brasília a convite da Coordenação-Geral dos Direitos das Populações em Situação de Risco, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para participar de um encontro, na terça-feira (16), que discutiu novos modelos de atuação das políticas públicas para a população em situação de rua do País.

A reunião contou com a presença de membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), do Governo Federal, e abriu espaço para que o programa alagoano apresentasse o seu modelo de atuação para além do policiamento de proximidade, desenvolvido pela equipe de Articulação e Mobilização Social em conjunto com a equipe operacional, servindo de modelo para outros estados da federação.

Áurea Vasconcelos, psicóloga e coordenadora da equipe Social do Ronda no Bairro, participou do evento, que avaliou como momento de muita gratidão e felicidade. “É gratificante poder levar nossa filosofia para além das nossas fronteiras, mostrando como fazemos segurança de proximidade, abordagem social e comunitária e atenção ao público em situação de rua e vulnerabilidade social”, pontuou.

 Representantes do Ronda no Bairro em Brasília (Foto: Ascom Ronda no Bairro)

O coordenador-geral nacional da Coordenação dos Direitos das Populações em Situação de Rua, Carlos Ricardo, fez elogios à atuação do Ronda no Bairro. Na avaliação dele, “é esperançoso ver que o estado onde houve a primeira atuação do Ciamp, em um contexto de violência, hoje está dando exemplo de segurança pública, de cidadania, trabalho articulado com a sociedade civil e com uma rede de políticas públicas”.

Já o representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR) em Alagoas, Rafael Machado, salientou a importância da parceria firmada com o Programa, pontuando os avanços obtidos para a causa da população em situação de vulnerabilidade social de Maceió. “Como membro representante do MNPR, certamente indicaremos para que os representantes de todos os outros estados possam ir conhecer diretamente a atuação do Ronda”.

Também participaram da reunião o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, e o subcomandante do programa, capitão Andrade.



Ascom Ronda no Bairro

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.