OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

08/05/2019 às 15:56

Cartilha da SSP orienta população sobre direitos e deveres em abordagem policial

Cartilha elaborada pela Chefia de Ensino da SSP orienta população sobre abordagem policial Cartilha elaborada pela Chefia de Ensino da SSP orienta população sobre abordagem policial

Luciana Beder

Diante das dúvidas sobre o procedimento de abordagem policial, a Chefia de Ensino Integrado, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) elaborou uma cartilha com informações rápidas e extremamente importantes sobre a abordagem policial, além de orientações para o cidadão quanto ao comportamento que deve ser adotado durante o procedimento e seus direitos em caso de excesso policial.

A cartilha E se a polícia me parar? O que fazer? foi lançada no ano passado e está disponível para download no site da SSP. Sobretudo, o objetivo é ensinar a população o que pode e o que não pode ser feito nesta situação e também orientar a ação dos profissionais de Segurança Pública. O material traz de forma simples informações sobre o conceito de abordagem policial, como o cidadão deve se comportar, quais os seus direitos e até mesmo como denunciar abusos sofridos durante o procedimento.

Segundo a chefe de Ensino Integrado da SSP, Suely Cavalcante, a ideia surgiu durante o Seminário de Atuação Policial frente à Proteção e Promoção dos Direitos dos Grupos Vulneráveis, realizado pela SSP. “O público era formado por profissionais da Segurança Pública e quando convidamos essas pessoas para participarem como palestrantes falavam muito sobre a questão da abordagem policial para os diversos públicos, como saber abordar mulheres e pessoas LGBT, por exemplo, aí os policiais que estavam como alunos também questionaram como realizar o procedimento e deram propostas e a partir delas nós desenvolvemos a cartilha”, explicou.

Suely ressalta que a cartilha é uma forma de promover segurança pública com cidadania. “É importante, a população ter o conhecimento de que a atuação dela na hora da abordagem é fundamental para que ocorra da melhor maneira. Não é só o policial que tem que saber como agir, o cidadão também precisa saber como se comportar diante do procedimento e cooperar com a autoridade policial”, afirmou.

A polícia lhe parou? Entenda como funciona

Diante do pedido de uma guarnição policial para que o cidadão pare e atenda ao pedido para uma revista, por exemplo, a cartilha recomenda a colaboração, autorize a revista, que haja calma e que não faça movimentos bruscos que possam ser interpretados como uma reação, entre outras atitudes.

Já em caso de excesso cometido pela autoridade policial durante um procedimento de rotina, a recomendação é que a pessoa anote a data, horário, local, número da viatura e, se possível, a identificação dos policiais que cometeram o abuso para assim entrar em contato com a Corregedoria ou Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública, a fim de que o caso seja devidamente enviado à instituição a qual pertencem os policiais.

Ainda segundo Suely, tanto a população quanto os profissionais de segurança pública têm aprovado o material. “Nós temos a cartilha disponível no site da Secretaria e também realizamos campanhas em Maceió e no interior, não só entregando a cartilha, mas também explicando o seu conteúdo. As pessoas têm gostado dessa forma de orientação, entendido que é uma forma de prevenção para manter a segurança e que não precisa se sentir constrangido”, finalizou. 


Ascom SSP/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.