OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

19/06/2019 às 12:25

Conselhos municipais de segurança são implantados pelo MPE em Maribondo e Cajueiro

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL), realizou, nesta terça-feira (18), duas solenidades para dar posse aos conselhos conselhos municipais de segurança pública de Maribondo e Cajueiro. Os colegiados terão a importante missão de, ao lado da Prefeitura e das Polícias Militar e Civil, ajudar na construção de políticas públicas capazes de combater a violência nessas duas cidades.

A iniciativa para criação dos colegiados, proposta pelo órgão ministerial por meio do seu procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e pelo diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques, aconteceu em parceria com as Prefeituras e as Câmaras de Vereadores de Maribondo e Cajueiro, que editaram o texto para a criação dos conselhos e, na sequência, aprovaram a lei que os tornou legal.

Representando a chefia do MPAL, Malta Marques destacou que os moradores de cada uma dessas cidades terão um papel fundamental nas discussões para traçar novas formas de atuação contra a violência. Ele também argumentou que os conselheiros deverão agir de modo a fazer com que a população tenha confiança nos colegiados e conheça todos os seus integrantes: “Se nós chegarmos em qualquer município e perguntarmos quem são os conselheiros tutelares da cidade, qualquer cidadão vai saber responder, dizendo nome por nome. Isso acontece porque o conselho tutelar é conhecido e tem o respeito das pessoas. A sociedade sabe que esse é um colegiado que protege crianças e adolescentes. Então, a missão de vocês é fazer com que o conselho de segurança alcance esse mesmo patamar. Trabalhem para que o povo veja em cada um, uma esperança de dias melhores”, disse ele.

As posses

A primeira solenidade de posse ocorreu no início da tarde desta terça-feira (18), na cidade de Maribondo. Lá, foram empossados 12 conselheiros. Já em Cajueiro, outras 18 pessoas foram empossadas. As duas solenidades foram prestigiadas pelos prefeitos de cada uma das cidades e por autoridades das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, secretários municipais e representantes da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Desde quando começaram a ser implantados, em meados do ano passado, já são mais de 50 conselhos municipais de segurança espalhados por toda as regiões do estado, numa tentativa de fazer com que a população participe mais ativamente do enfrentamento ao crime.


Ascom MPE/AL


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.