OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

20/08/2019 às 23:28

Cidades: MP-AL empossa Conselheiros Municipais de Segurança Pública de São José da Laje

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizou, nesta segunda-feira (19), a solenidade de posse do Conselho Municipal de Segurança Pública dos municípios de São José da Laje e Ibateguara, a solenidade foi realizada na Câmara Legislativa de São Jose da Laje. O colegiado vai ajudar o Poder Executivo e as forças policiais a traçarem novas políticas de combate à violência naquela cidade. A posse dos conselheiros contou com a presença do Promotor Carlos Eduardo Baltar Maia, do Dr. Antônio Malta Marques, do Prefeito em Exercício de São José da Laje, Dr. Júnior Freitas, do Prefeito da Cidade de Ibateguara, Geo Cruz, Vereadores de ambas as cidades, secretários municipais, além da sociedade civil.

A iniciativa dos Conselhos Municipais é do Ministério Público e tem como objetivo ajudar o Poder Executivo e as forças policiais a traçar políticas para o combate à violência. A iniciativa, proposta pelo órgão ministerial, aconteceu em parceria com as Prefeituras e os Poderes Legislativos Municipais, e com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal. E a idéia de criar conselhos municipais de segurança pública, com a participação direta da população nesses colegiados partiu, no início de 2018, do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques, que desejavam o engajamento da população nas discussões atinentes a temas de relevância, como é o caso da segurança pública.

Representando a chefia do MPE/AL, o diretor do CAOP ressaltou a importância da criação desse tipo de conselho: “A criminalidade tem sido crescente em nosso país e só vamos poder combatê-la se nos unirmos. E é a isso que os conselhos se propõem. De forma coletiva e participativa, vamos discutir os problemas que geram a violência, onde que os crimes acontecem com mais frequência e, após esse diagnóstico, traçar as medidas que possam reparar ou, ao menos, minimizar esses índices”, afirmou o Dr. José Antônio Malta Marques.

O prefeito em exercício Dr. Júnior Freitas ressaltou a fundamental importância dessa parceria entre municípios e órgãos de segurança pública. “O trabalho em conjunto é verdadeiramente mais eficaz, o município de São José da Laje tem sido um importante parceiro dos órgãos de segurança na busca da diminuição dos índices de violência, a estruturação e modernização da nossa Guarda Municipal é um dos nossos exemplos, vamos continuar contribuindo para que agora os conselhos ganhem força, autonomia e vitalidade na criação de políticas públicas de segurança”, concluiu o prefeito em exercício de São José da Laje.



Fonte: Secom São José da Laje


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.