OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

22/08/2019 às 08:17

Ministério Público participa de posse de conselheiros municipais de Segurança em mais cinco cidades

Dulce Melo 

Ascom MP

O início da semana foi marcado por mais atuação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) participando das solenidades de posse dos conselheiros municipais de Segurança em São José da Laje, Ibateguara, União dos Palmares, Atalaia e Capela. O subprocurador-geral administrativo institucional, Márcio Roberto Tenório, presidiu as mesas de honra, acompanhado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, promotor de Justiça José Antônio Malta Marques , além dos promotores de Justiça de cada localidade. Tais eventos ocorrem semanalmente e o propósito é de que até dezembro todos os municípios alagoanos tenham seus Conselhos instalados e em pleno funcionamento.

O subprocurador geral, Márcio Roberto, foi objetivo em seus discursos enfatizando a necessidade dessa interação em prol da sociedade. “O Ministério Público nunca teve dúvida da tamanha importância da criação dos conselhos, pois o intuito é unir todas as forças, criar mecanismos que deem suporte e facilitem a ação policial, gerando proteção, mas também investidas do poder público com políticas que culminem em prevenção . E isso é possível com a participação direta da sociedade civil organizada por meio das suas representações”, afirma o subprocurador. O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça, promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, falou sobre a importância de os conselheiros terem olhares diferenciados nas comunidades com o propósito de proteger a população.

“Os conselheiros são pessoas escolhidas como guardiãs do povo, porque passarão por suas comunidades, observando o que de errado está acontecendo para acionar as autoridades competentes. A segurança pública não significa apenas aqueles homens fardados, cheios de munições nas ruas, nem o delegado na delegacia armado esperando as ocorrências. Ela pode ser alavancada com a participação e cuidado de todos e para o bem de todos também”, declara Malta Marques. O promotor de Justiça de Capela, Paulo Roberto, lembra que com os conselhos é possível reduzir as ações criminosas na cidade. “Foi constatado que nos municípios onde os conselhos já foram instalados, houve uma sensível redução da criminalidade. Então os senhores conselheiros que estão sendo empossados atuarão com legitimidade junto aos órgãos responsáveis pela segurança pública”, lembra o promotor Paulo roberto.

Em Atalaia, o promotor de Justiça, Bruno Baptista, menciona o poder de transformação que os conselheiros têm. “Os conselheiros aqui presentes saibam que o trabalho dos senhores é muito importante e vocês podem estar começando uma nova história em Atalaia, com uma segurança pública melhor, mais eficiente e de qualidade, à media que possamos integrar, dialogar sobre essa questão se torna possível ,também, produzir mais e com maior qualidade”, ressalta Baptista. Os promotores de Justiça, Carlos Eduardo Baltar Maia (de São José da Laje e Ibateguara), Carmem Sylvia Nogueira Sarmento e Carlos Davi Lopes ( de União dos Palmares), também se fizeram presentes nos eventos reforçando a importância da criação, implantação e funcionamento dos conselhos. Os conselheiros foram empossados pelos prefeitos.



Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.