OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/05/2017 às 05:46

Operação desarticula grupo acusado de roubar cargas e usar violência nas BRs de Alagoas

Equipes de policiais nas ruas Equipes de policiais nas ruas

José Feitosa

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas apresentou mais detalhes da operação Sem Fronteiras, que desarticulou um grupo criminoso interestadual com base em Pernambuco, acusado por cerca de 40 roubos de cargas, em rodovias interestaduais alagoanas, para qual foram expedidos 48 mandados de buscas e prisões pela 17ª Vara Criminal de Maceió.

Para realizar a operação, na quinta-feira, 11, a Polícia Civil passou um período de quatro meses de investigações, realizadas pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), com a Delegacia de Roubo de Cargas (DRC), com a participação de policiais de Alagoas e Pernambuco e do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).

A coletiva à imprensa foi comandada pelo secretário de Segurança de Alagoas, Lima Júnior, na sede da SSP. As investigações foram coordenadas pelos delegados Mário Jorge Barros, diretor da Deic, e Guilherme Iusten, da DRC, da Polícia Civil.

Para realizar a operação, os delegados coordenaram equipes de policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Grupamento Aéreo e  militares de Pernambuco, durante a deflagração da operação iniciada na madrugada de ontem.

“Com o desdobramento das investigações, traçamos a rota que o grupo criminoso fazia para praticar crimes. Identificamos um local em Pernambuco que funcionava como galpão para guardar produtos de roubos. O grupo sempre agia com muita violência e fortemente armado”, afirmou Mário Jorge.

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, enalteceu a colaboração dos órgãos que contribuíram com a operação como Gecoc, Deic, policiais civis e militares e promotores de Alagoas e Pernambuco. ”Agradecemos a colaboração de todos nesta operação, desenvolvida para combater roubo de carga na região”, disse.

Os policiais cumpriram os 48 mandados, sendo 26 de buscas e 19 de prisões, além de seis de prisão para pessoas recolhidas ao sistema prisional de Pernambuco. Com os presos foram apreendidos 7 armas de fogo, munições, uma grande quantidade de dinheiro e quase R$ 1 milhão em cheques.

Os reeducandos também têm participação no grupo criminoso, de acordo com as investigações. Outros três mandados de prisão ainda serão cumpridos. Entre os detidos estão um tenente da PM-PE, um vereador de Garanhuns-PE e uma mulher, assessora do parlamentar e esposa do líder do grupo.

A Polícia Civil constatou que o grupo praticou roubo de cargas nas rodovias com o uso da violência e chegou a sequestrar  a manter motoristas como reféns, até concluir as ações delituosas. Além de Alagoas, os policiais constataram que o grupo também atuava em outros estados.

O grupo desarticulado tinha conexão interestadual e o seu líder é mantinha ligação com empresários bem sucedidos e articulação com vários políticos no interior de Pernambuco, para praticar crimes como porte ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, roubo e receptação de carga.





Fonte: Ascom PC

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.