OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

15/09/2017 às 20:15

Detran abre Semana Nacional de Trânsito em Alagoas

Bombeiros mirins fizeram encenação de primeiros socorros de uma vítima de acidente de trânsito (Fotos: Lays Peixoto) Bombeiros mirins fizeram encenação de primeiros socorros de uma vítima de acidente de trânsito (Fotos: Lays Peixoto)

Maria Alliny Torres

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) abriu oficialmente nesta sexta-feira (15), em solenidade na sede do órgão, a Semana Nacional de Trânsito (SNT), comemorada de 18 a 25 deste mês, por todas as autarquias no Brasil.

Com o intuito de promover uma maior conscientização nos condutores, até o dia 26, a Chefia de Educação para o Trânsito irá promover ações educativas nas ruas e palestras em escolas e simpósio, tanto na capital quanto no interior do Estado.

Em sua fala de abertura, o diretor-presidente do Detran/AL, Antonio Carlos Gouveia, salientou a importância de intensificar as ações em todo o Estado, para poder provocar uma mudança de comportamento que resulte em mais vidas preservadas.

“Temos que trabalhar a educação de todos aqueles que participam do trânsito. Durante toda esta semana estaremos presentes nas ruas, com ações educativas que despertem no motorista, pedestre, ciclista e motociclista o desejo de tornar nosso Estado em um ambiente seguro para o tráfego. Fizemos uma cartilha para ser distribuída entre as crianças, onde elas vão aprender de uma maneira divertida as regras de trânsito, e iremos promover também palestras e simpósio”, ressaltou o diretor.

Durante a abertura da Semana foi assinado um convênio que permite ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) ter acesso ao banco de dados do Detran/AL, com o propósito de contribuir com mais eficiência e segurança nas investigações na instituição ministerial.

Também foi assinado um termo de cooperação entre o Detran/AL e a Prefeitura de União dos Palmares, que irá fortalecer a fiscalização do transporte escolar, com o propósito de evitar que acidentes aconteçam e que os estudantes que necessitam desse meio para se locomover até o local de ensino estejam seguros durante o percurso.

Esta fiscalização, que irá abranger diversos municípios alagoanos, será em parceria com o MPE/AL, Controladoria-Geral da União (CGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Justiça (TJ/AL).

Homenagens

A solenidade foi marcada por diversas homenagens e apresentações culturais. O professor da escola Senador Rui Palmeira, no município de Arapiraca, José Edson, recebeu uma placa de agradecimento da presidência do Detran/AL, pelo trabalho que vem prestando aos jovens, disseminando dicas importantes sobre a educação necessária que se deve ter no trânsito.

Os condutores Ivanildo Valença e Francisco de Assis, ambos com mais de 80 anos, foram agraciados por uma homenagem do órgão, por serem condutores ativos e conscientes, que possuem atitudes no trânsito que contribuem para a construção de um ambiente mais seguro, cidadão e respeitoso.

A turma dos bombeiros mirins realizaram uma encenação emocionante, marcada por aplausos, sobre os procedimentos de primeiros socorros que devem ser feitos diante de uma vítima de acidente de trânsito.

Blitz Cidadã

O projeto Blitz Cidadã, desenvolvido pela Operação Lei Seca e por órgãos fiscalizadores do trânsito, terá início durante a Semana Nacional de Trânsito. De acordo com o coordenador da Lei Seca em Alagoas, tenente Emanuel Costa, a blitz irá acontecer em caráter educativo. Os agentes de trânsito irão abordar os condutores e não apenas punir com as irregularidades, mas também convidá-los a um momento educativo.

“Queremos nos aproximar dos condutores, enfatizando o quanto é importante eles estarem corretos para poder dirigir. Em posse dos documentos obrigatórios, sem ter ingerido bebida alcoólica, etc. Iremos realizar a blitz em conjunto com palestras no mesmo local, para que esses condutores possam tirar as suas dúvidas e praticarem a mudança de comportamento no trânsito”, concluiu o tenente.

Campanha

A campanha publicitária que começou a ser veiculada pela mídia em todo o Estado nesta sexta-feira (15), também foi apresentada durante o evento. De acordo com o representante da Chama Publicidade, Hermann Fernandes, o processo criativo para desenvolvê-la foi baseado na necessidade de levar para cada pessoa o sentimento de que ela é um agente fundamental, com a pergunta: “E aí, o que você tem feito de bom para um trânsito melhor?”.






Fonte: Ascom Detran

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.