OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

14/04/2018 às 13:59

Uma das pioneiras em Alagoas, SMTT de Arapiraca completa 20 anos de criação neste sábado

Trabalho dos agentes tem sido essencial para ordenamento do trânsito na segunda maior cidade de Alagoas Trabalho dos agentes tem sido essencial para ordenamento do trânsito na segunda maior cidade de Alagoas

Em 14 de abril de 1998 foi criada a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca, a SMTT. A lei de nº 2005/1998 foi assinada pela então prefeita Célia Maria Barbosa Rocha Teruel.

Por considerar a necessidade de fiscalizar, operacionalizar, regulamentar e definir as obrigações e responsabilidades no que se refere ao trânsito municipal, a lei foi baseada nas atribuições do Art. 51 da Lei Orgânica Municipal e, também, no que dispõe o Art. 8º da Lei Federal nº 9.503, de 232 de setembro de 1997, referente ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Passados 20 anos, a SMTT se mantém como autarquia e necessária para disciplinar a complexidade do trânsito de uma cidade que caminha a passos rápidos em direção a se tornar uma das mais expressivas metrópoles do interior de Alagoas.

DSC_81082

O atual superintendente da SMTT de Arapiraca, Jodelmir Pereira de Souza, enfatiza os desafios à frente da autarquia e dos pilares determinados pelo prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, com foco na educação, fiscalização e infraestrutura adequada para garantir disciplina e organização no trânsito, e segurança à população.

“A SMTT é um órgão muito importante da Prefeitura de Arapiraca porque é responsável pela segurança do trânsito e temos o desafio de disciplinar os condutores de veículos e pedestres nas vias, para assegurarmos a vida da nossa população”, destacou o prefeito Rogério Teófilo.

IMG_9052

Para comemorar a data dos 20 anos, o gerente de Educação para o Trânsito da SMTT, Francisco José, criou a logomarca com o slogan do órgão municipal “Respeitando sua Vida”.

índice

“A SMTT de Arapiraca é uma das pioneiras do estado de Alagoas e do Nordeste do país, com uma atuação importante para o desenvolvimento da cidade, na construção de um trânsito eficiente em que todos nós temos a responsabilidade de garantir esta segurança nas vias públicas do município”, ressaltou Jodelmir de Souza.

Com uma cidade ultrapassando uma frota de mais de 100 mil veículos emplacados no município e tantos outros milhares que circulam em suas ruas oriundos de municípios da Região Metropolitana do Agreste, a SMTT de Arapiraca tem uma responsabilidade proporcional ao desenvolvimento da segunda maior cidade de Alagoas.

Jodelmir1-1024x576

O superintendente destacou avanços nos desafios do trânsito que foram conquistados por gestores do passado, a exemplo de Ricardo Teófilo, que implantou ações fundamentais de educação para o trânsito com resultados positivos e que contribuíram para o ordenamento da cidade com projetos inovadores como o “Vida na Faixa”, entre tantos outros.

Velhas e novas ações

A atual gestão da SMTT de Arapiraca também tem mantido o desafio. O superintendente destacou a conclusão do recadastramento dos permissionários do transporte público como táxis e mototáxis, além dos transportes alternativo e escolar.

IMG_8980

“Também temos feito intervenções no trânsito de moto efetivo para que possamos garantir melhor fluidez e segurança para condutores e pedestres. A situação mais recente foi a instalação do semáforo no cruzamento da Avenida Ceci Cunha com a Rua Nossa Senhora da Salete, abrindo um novo acesso a bairros e ao Centro da cidade por meio da rodovia estadual AL-110, denominada também de Avenida Dr. Geraldo Cavalcanti Cajueiro”, afirmou Jodelmir de Souza.

O superintendente afirmou, ainda, que projetos importantes que irão melhorar o trânsito de Arapiraca consideravelmente serão implantados neste ano de 2018 em comemoração aos 20 anos da SMTT.

“Vamos ampliar e melhorar os estacionamentos especiais com vagas de deficientes e idosos, como também instalar 100 novos pontos de ônibus na cidade e dinamizar a logística do transporte público para beneficiar os usuários, assim como os trabalhadores do setor”, declarou ele.

A história da SMTT de Arapiraca praticamente se confunde com a própria criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em janeiro de 1998, por meio da Lei nº 9.503 com 341 artigos, focando educação, administração e gerenciamento do trânsito por parte dos municípios brasileiros.

Parcerias

Focando a redução de acidentes, a SMTT de Arapiraca fez parcerias com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), com a própria Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em que tem o Programa Promoção à Saúde com apoio fundamental nas ações de trânsito e saúde municipais.

20170918_092852-1024x576

A parceria não para por aí. Órgãos como o SEST/SENAT também fazem parte dos parceiros para, juntos, implantarem projetos e ações na luta para a redução de acidentes de trânsito.

Um dos projetos mais bem-sucedidos feito em parceria é o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), em parceria com o Detran/AL e que tem apresentado resultados eficientes no combate à violência no trânsito e proporcionado desafios aos profissionais do setor.

“Para garantirmos uma eficiência melhor e o enfrentamento a todos esses desafios, precisamos acima de tudo da parceria da população arapiraquense para que construa junto com a gente um trânsito melhor e com pessoas respeitando, no dia a dia, as leis do Código de Trânsito Brasileiro para que possamos reduzir consideravelmente os acidentes em Arapiraca e em Alagoas”, concluiu Jodelmir Pereira de Souza.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.