OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

26/08/2018 às 07:08

SMTT de Maceió terá novo pátio para veículos removidos

Carros estacionados na calçada atrapalhando o fluxo de pedestres Carros estacionados na calçada atrapalhando o fluxo de pedestres

A partir do mês de setembro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) contará com um novo pátio para armazenamento de veículos recolhidos na capital. A empresa Transguard do Brasil, vencedora da licitação Nº 58/2018, será a responsável pelo gerenciamento do espaço, remoção e leilões de veículos. O local, que será instalado no bairro do Tabuleiro do Martins, possui mais de 10 mil metros quadrados e terá um posto de atendimento à população, além de segurança 24 horas.

Também está previsto no contrato licitatório a aquisição de guinchos e da prensa compactadora de carros, que irá servir como auxílio no descarte sustentável dos veículos em estado de deterioração. Já os leilões serão realizados a cada três meses e oferecerão preços acessíveis aos participantes, evitando assim, a superlotação do pátio e possíveis avarias nos veículos.

“É muito importante destacar que este novo sistema de remoção e armazenamento será algo inovador para Maceió. Todos os meios de transporte que estiverem na SMTT serão removidos para o novo espaço da empresa e ficarão sob a sua administração. Um passo bastante positivo, que possibilitará que o órgão retire das ruas automóveis e motocicletas irregulares. As sucatas de carros abandonados que são foco de doenças também serão removidas ao novo pátio”, explica o superintendente da SMTT, Antônio Moura.

“Outro ponto essencial desta nova etapa é o serviço de leilão dos veículos removidos. Contaremos com mais agilidade e rotatividade neste processo e aumentaremos o número das ações, onde a cada três meses os leilões serão realizados na capital”, complementa o gestor.

Como determina o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), a SMTT continuará com a fiscalização ampla dos veículos, fazendo o recolhimento ao depósito quando necessário. Também será possível recolher e guardar carros abandonados em vias públicas que dificultam a acessibilidade da população.

Mais conscientização
A Superintendência ressalta que a conscientização do cidadão é muito importante para que os casos de remoção de veículos diminuam na capital. A maior causa desta medida administrativa registrada pelo órgão é o estacionamento irregular, seja ele em passeios, ciclovias, garagens ou em locais proibidos pela sinalização.

Obstruir a passagem dos pedestres com o estacionamento indevido, além de ser ilegal, também prejudica o fluxo de pedestres nas calçadas, atrapalha o acesso dos cadeirantes, do deficiente visual e causa degradação ao patrimônio público, que não foi projetado para suportar o peso dos veículos.

Estacionar no passeio público é uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Outra situação onde a medida administrativa que causa a remoção do veículo ao depósito é quando ele está em desacordo com a legislação de trânsito, como por exemplo licenciamento atrasado, que é considerada uma infração gravíssima. A falta de itens obrigatórios de segurança é outro fator, que é considerado um tipo infração grave.

Ascom SMTT

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.