OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

25/04/2019 às 16:19

Agentes da SMTT levam educação no trânsito a escolas em Arapiraca

O saber começa dentro da sala de aula. Para levar o conhecimento sobre as questões do trânsito a crianças, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou palestras, durante a primeira quinzena deste mês de abril, nas escolas das redes estadual e municipal em Arapiraca.

A ideia foi criada pela parceria entre a SMTT e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que os alunos na fase da infância obtenham informações de como se comportar no trânsito da cidade, além de saber respeitar as leis de trânsito e o uso dos equipamentos de segurança para todos que utilizarem qualquer tipo de veículo.

Com o tema sobre conscientização no trânsito, o Agente de Segurança Viária (ASV), Carlos Alberto Peixoto, ministrou as palestras nas escolas municipais Benildo Barbosa Medeiros, no bairro Primavera, e Benjamin Felisberto da Silva, no Povoado Gruta d’Água, zona rural de Arapiraca. E também na Escola Estadual Professor José Moacir Teófilo, no bairro Canafístula.

De acordo com o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, apenas com a integração entre os órgãos da prefeitura é que é possível realizar ações como esta.

“A integração nos possibilita realizar ações mais eficazes como esta da educação no trânsito nas escolas, beneficiando os alunos tanto do município quanto do estado para que ele possam se transformar em multiplicadores das ações e das informações sobre o trânsito”, disse Rogério Teófilo.

Para o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, a conscientização do comportamento das pessoas no trânsito deve começar pelas crianças. Por esta razão que a Prefeitura de Arapiraca está contribuindo para que essa iniciativa seja realizada de forma didática dentro da sala de aula.

“Os agentes da SMTT levam uma informação séria para os alunos de forma lúdica e criativa e percebem a reação deles quando mostram as vítimas de acidentes, devido às imprudências realizadas no trânsito”, comentou Ricardo Teófilo.

Ações do Maio Amarelo

O diretor de Educação da SMTT, Francisco José Pereira, informou que as palestras deste mês de abril também contemplam as ações que já estão sendo preparadas para o Movimento Maio Amarelo para lembrar que o trânsito é feito por pessoas e vidas podem se acabar em acidentes de trânsito.

“Mostramos de forma simples e até sensível às questões do trânsito, mas quando mostramos as sequelas que as vítimas obtêm para o resto da vida percebemos o sentimento das crianças pelo silêncio delas durante a palestra. Isso chega até a nos comover, devido à reação delas como se estivessem presenciando o momento de dor, de perda”, relatou Francisco José.

Com a logística realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, as palestras nas escolas dão o ponta pé inicial de formar novos cidadãos mais conscientes e responsáveis para transformar o trânsito cada vez mais seguro, em um plano futuro.

“A semente que estamos plantando hoje já poderá ter um fruto dentro da família com as crianças levando as informações para os pais e, futuramente, elas mesmas serão os adultos de amanhã e serão mais responsáveis na construção de um trânsito menos violento”, destacou Carlos Alberto Peixoto.


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.