OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

16/05/2019 às 06:30

Empresas de Arapiraca se unem para fortalecer a prevenção de acidentes de trânsito

As ações do Maio Amarelo de prevenção de acidentes e de saúde começaram cedo na manhã desta quarta-feira (15) na empresa Jomart, do Grupo Tio Vieira, no Centro, e no Supermercado 15 de novembro, do bairro Baixa Grande, com blitz educativa da Lei Seca e palestra para os funcionários sobre prevenção de acidentes e de saúde.

Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e outros órgãos e instituições governamentais e educacionais.

A blitz da Lei Seca aconteceu no estacionamento do Jomart e os funcionários que chegavam para trabalhar se surpreendiam com a operação sob o comando do tenente Emanuel Costa, que além de coordenar as ações em Alagoas também ministra palestra educativa de conscientização de prevenção de acidentes.

Pela SMTT participaram das ações o diretor de Fiscalização, coronel Genival Bezerra Lima e agentes de segurança viária (ASV), além de integrante do Programa Promoção da Saúde, da SMS, como parte do Programa Empresas Promotoras de Saúde.

O superintendente do órgão municipal, Ricardo Teófilo, afirmou que a parceria entre as instituições tem dado resultado positivo na diminuição de acidentes de trânsito em Arapiraca e, principalmente, na capital de Alagoas, Maceió, pela atuação das campanhas educativas.

“Também registramos com o Apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) uma redução no índice de acidentes com motociclistas e, principalmente, com automóveis em Arapiraca”, frisou Ricardo Teófilo.

Palestras educativas

Em seguida, as equipes se reuniram com os funcionários no auditório da empresa para explicar a importância da prevenção de acidentes, com o uso dos equipamentos de segurança dos veículos e também não beber ao dirigir, que é uma das principais causas de acidentes hoje em todo o país, não somente em Alagoas ou na Região do Agreste do estado.

A coordenadora do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), Edira Soares, analista de Trânsito do Detran, também participou das ações.

Para o tenente da Lei Seca, Emanuel Costa, as ações educativas ganharam uma dimensão de conscientização, mas que ainda é preciso persistir para que hava uma nova mentalidade do condutor na construção de um trânsito seguro e sem acidentes.

“Não basta fiscalizar, temos que reeducar o condutor com essas ações não punitivas e, a partir daí, a população se responsabilizar por si mesma”, afirmou Emanuel Costa.

A coordenadora da Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, ressaltou que a Prefeitura de Arapiraca está promovendo palestras de prevenção de doenças e de saúde em mais de 40 empresas do município.

“Essa ação contempla as atividades do Movimento Maio Amarelo para prevenir também os acidentes de trânsito”, falou Fátima Ramalho.

Paralela à ação no Jomart, a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT ministrou palestra para os funcionários do Supermercado 15 de Novembro, no Super 15, no bairro Baixa Grande.
Lá, o superintendente adjunto da SMTT, Carlos Alberto Peixoto, também reforçou a ideia de o condutor aplicar a direção defensiva ao sair com um veículo.

“Se cada um fizer a sua parte com responsabilidade vamos construindo em cada pessoa que assiste às palestras, condutores responsáveis para termos um trânsito mais seguro e melhor para todos”, disse Carlos Alberto Peixoto.


Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.