OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

16/07/2019 às 20:27

Programa melhora índice das causas de morte em acidentes de trânsito

Comitê de dados do Programa Vida no Trânsito se reúne mensalmente Comitê de dados do Programa Vida no Trânsito se reúne mensalmente

Graziela França

Conhecer os dados de mortalidade de trânsito é uma importante ferramenta para que os órgãos públicos possam tomar decisões para diminuir estes índices. O trabalho desenvolvido de forma integrada por órgãos da Saúde, Educação e de Trânsito municipais e estaduais possibilitaram que Alagoas saísse do último para o 4º lugar em relação à especificação do óbito por Acidentes de Transportes Terrestres (ATT).

Os números são disponibilizados por meio dos relatórios obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), que mostra as causas de morte por acidentes de trânsito, mas antes esses acontecimentos não eram especificados adequadamente, o que representou um total de 81% dos acidentes sem informações sobre seu acontecimento.

“Os dados sobre óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre, que constam no SIM, na maioria das vezes, não contém a informação do tipo do acidente – colisão moto e carro, moto e moto, atropelamento por ônibus. O instrumento de coleta desses dados é a Declaração de Óbito”, explica Ney Guedes Siqueira, da Gerência de Análise de Estado de Saúde, da SMS.

O trabalho só foi possível por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT) de Maceió, que qualificou os dados do segundo semestre de 2018, referente às causas de óbitos por ATT não especificadas. Rozali Costa, técnica de referência do programa, conta que o comitê intersetorial municipal foi formado em 2013, envolvendo vários órgãos do município, sendo a SMS responsável pela articulação com os outros setores.

“A saúde se preocupou por conta dos altos índices de pessoas que morrem ou ficam com sequelas em acidentes de trânsito, impactando na saúde da população e envolve muitos recursos financeiros. Por isso, foi importante criar um comitê envolvendo várias instituições de trânsito, de saúde e de educação para trabalhar de forma conjunta na problemática do trânsito”, ressalta Rozali.

O programa possibilita a construção de dados para serem analisados e que gerarão informação para tomada de decisão. “Hoje dispomos de tecnologias da informação que nos auxiliam nas tomadas de decisão, ferramentas de BI (business intelligence), geoprocessamento de dados e gráficos. Tudo isso ajuda a identificarmos, por exemplo, qual local ocorre mais acidentes fatais, o horário, a faixa etária, se foi a condição da via, a sinalização, imprudência do motorista ou pedestre, álcool ou velocidade”, comenta o técnico Ney Guedes.

A melhora no índice se deu por um trabalho integrado por técnicos da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e não Transmissíveis (GVDATNT), Gerência de Análise de Estado de Saúde (GAES), Técnicos da Vigilância do Óbito e do Sistema de Informação de Vigilância à Saúdeda Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral do Estado (HGE), do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca e doDepartamento Estadual de Trânsito (Detran/AL).

Mapeamento de dados do PVT

Programa Vida no Trânsito

O Programa Vida no Trânsito é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltado para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. O programa tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil, que são o de dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados.

Formado por diversos órgãos e instituições parceiras na área da saúde, educação e trânsito, a atuação tem finalidade de subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações realizadas.

O comitê de Dados do Programa Vida no Trânsito se reúne mensalmente para construir um banco de dados de vítimas fatais de acidentes de trânsito com informações, como o local, hora e tipo do acidente, veículos envolvidos, se era condutor ou passageiro, quem socorreu, a idade e motivo do acidente.




Fonte: Ascom SMS

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.