OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

21/10/2019 às 17:59

Semáforos de Arapiraca recebem símbolo do Outubro Rosa

Outubro tem cor, causa e símbolo. É rosa, alerta sobre a prevenção do câncer de mama e o laço rosa como símbolo desta causa. Para alertar condutores e pedestres, a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), colocou laços rosa nos semáforos da cidade.

O laço rosa foi colocado no semáforo da Avenida Ceci Cunha com a Rua Minervina Francisca, entre os bairros Itapoã e Novo Horizonte; no Parque Ceci Cunha com a Rua Governador Luiz Cavalcante (Memorial da Mulher); Rua Estudante com a Avenida Rio Branco. A SMTT também colocou o laço rosa no semáforo das ruas José Leite Bezerra e Samaritana, entre o shopping e a Prefeitura de Arapiraca, entre outros pontos estratégicos de Arapiraca.

A ideia faz parte da campanha interna do órgão, inspirada nas ações realizadas pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizada pelo Departamento Psicossocial da SMTT. Com o incentivo do prefeito Rogério Teófilo às causas sociais e de saúde da mulher, a campanha elaborou um painel sobre o significado do Outubro Rosa e informações sobre a prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo do útero.

“Este mês temos um olhar especial à saúde da mulher e o poder público tem se mobilizado em todos os setores da Saúde e de todos os órgãos da prefeitura, como forma de incentivar as mulheres a fazerem o autoexame como prevenção”, afirmou Rogério Teófilo. Sobre a campanha na SMTT, o superintendente Ricardo Téofilo seguiu as diretrizes da gestão para levar a informação aos servidores e incentivá-los a participar das ações.

“É muito importante à participação de todos, mesmo que seja para receber as informações e contribuir para a prevenção do câncer na mulher. Estamos todos juntos por esta causa”, disparou Ricardo Teófilo.

Ideias compartilhadas

A ideia do laço roda nos semáforo partiu do engenheiro civil Eduardo Alexsander, do Departamento de Infraestrutura de Trânsito, e o material foi confeccionado pela funcionária de Recursos Humanos da Diretoria de Fiscalização, Juciele Sena. Já a psicopedagoga Betty Jane e a psicóloga Marcela Braz elaboraram as informações do painel e dão suporte emocional às servidoras da SMTT.

História do Outubro Rosa

O movimento teve início no ano de 1990, em um evento chamado “Corrida pela cura” que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. À medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.


Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.