OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

21/10/2019 às 18:26

Fiscalização da SMTT combate transporte clandestino em Maceió

Equipes realizam operações para combater o transporte clandestino. Foto: SMTT Equipes realizam operações para combater o transporte clandestino. Foto: SMTT

As equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) seguem com os trabalhos de fiscalização para combater o transporte remunerado irregular de passageiros, conhecido como transporte clandestino. Nesse final de semana, as operações ocorreram nos bairros do Centro, Feitosa, Jacintinho e Cambona. Na oportunidade, 47 veículos foram abordados pelas equipes de fiscalização e dois foram removidos por efetuar o transporte clandestino.

Realizar o transporte remunerado de passageiros, quando não licenciado para esse fim, é considerado uma infração gravíssima de acordo com o artigo 231, inciso VIII do CTB. Quem for flagrado recebe multa no valor de R$ 293,47 e perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo é removido ao pátio da SMTT e só é liberado após regularizada a situação.

“As operações acontecem diariamente e têm o intuito de coibir que os transportadores irregulares atuem pela capital e retirem passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió. Outro fator a ser destacado é que durante as abordagens a estes veículos, as equipes da SMTT constatam diversos problemas, como a ausência de itens obrigatórios de segurança”, explica a assessora técnica da Divisão de Regulares, Vanessa Sampaio.

Quem utiliza este serviço clandestino põe a vida em risco e abre mão dos benefícios que são garantidos pela Prefeitura de Maceió aos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a exemplo do Domingo é Meia, Integração Temporal e das viagens exclusivas para quem possui o Cartão Bem Legal.

Ainda durante as fiscalizações, os agentes do órgão flagraram e autuaram diversos veículos por desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A maioria por irregularidades como falta de itens de segurança, dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e alteração da característica do veículo.

Ascom SMTT


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.