OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

16/01/2020 às 19:49

‘Justiça Volante’ acelera resolução de conflitos de trânsito em Maceió

Conciliador Ricardo Fonseca conduz audiência na van da Justiça Volante. Foto: Mauro Júnior. Conciliador Ricardo Fonseca conduz audiência na van da Justiça Volante. Foto: Mauro Júnior.

O programa Justiça Volante tem agilizado a resolução de conflitos envolvendo acidentes de trânsito em Maceió. Em 2019, quase 50% das audiências realizadas na van do programa terminaram com acordos entre as partes envolvidas. Confira ao lado a matéria em vídeo da TV Tribunal.

“Foi um ano positivo. Fizemos quase 300 sessões de conciliação extrajudiciais e nesse montante alcançamos 146 acordos”, contou Luciana Sampaio, juíza titular do 12º Juizado Especial de Trânsito e responsável pelo programa. A magistrada ressaltou que a unidade segurá trabalhando pela consolidação de uma cultura de paz.

Ricardo Fonseca atua como conciliador na van do Justiça Volante e explica que os envolvidos nos acidentes podem procurar diretamente o serviço. “Lembrando que não é necessário que haja acionamento da perícia técnica da SMTT. Se as partes de fato querem fazer acordo e é um acidente de pequena monta, elas podem se dirigir à Justiça Volante”.

O caminhoneiro Genivaldo da Silva agendou sua audiência logo após o acidente em que se envolveu. Para ele, o serviço prestado pela equipe do Poder Judiciário de Alagoas foi satisfatório. “Nós viemos para formalizar tudo, por no papel, pra ficar tudo amarradinho, tudo certinho. Chegando aqui fui muito bem recebido, é um trabalho muito bem feito e estou voltando tranquilamente”.

A van do programa Justiça Volante funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e fica estacionada na Praça Centenário, no bairro Farol, às segundas, quartas e sextas. E no Alagoinhas, na Ponta Verde, às terças e quintas. Os casos solucionados envolvem acidentes em que existam apenas danos materiais, isto é, sem ferimentos. A magistrada Luciana Sampaio reforça que nos casos que não cabem à Justiça Volante, os envolvidos devem procurem o Juizado, localizado no prédio da SMTT, no bairro Tabuleiro.

“As partes podem se dirigir à sede do 12º Juizado, de segunda a sexta feira, no horário de funcionamento normal (7h30 – 13h). E se eventualmente conseguirem conciliar, venham aqui que os conciliadores estarão à disposição para minutar esse acordo alcançado, dando assim segurança jurídica àquela avença”, explicou. 

Dicom TJAL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.