OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

28/03/2018 às 08:47

Secretário de Turismo de Maceió assume vice-presidência de associação nacional

Secretário Jair Galvão em reunião da Anseditur, em Brasília, onde assumiu a vice-presidência da entidade (Foto: Cortesia) Secretário Jair Galvão em reunião da Anseditur, em Brasília, onde assumiu a vice-presidência da entidade (Foto: Cortesia)

Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur

O secretário municipal de Turismo, Jair Galvão, foi eleito vice-presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). A decisão foi tomada nessa segunda-feira (26), durante assembleia realizada no Ministério do Turismo, em Brasília, quando o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, que ocupava a função até então, assumiu a presidência da entidade.

Com assento no Conselho Nacional de Turismo, a Anseditur conta com representantes de cidades turísticas das cinco regiões do país, faz parte do Sistema Nacional de Turismo (previsto no Plano Nacional de Turismo e formado por entidades e órgãos públicos do setor) e atua como principal interlocutora das demandas municipais junto ao governo federal.

“Assumem a presidência e a vice-presidência da entidade dois destinos consolidados, cidades turísticas de referência nacional que têm muito o que contribuir para ajudar os governos estaduais e federal a exercer uma política nacional mais coesa e adequada às necessidades dos municípios e demais atores do setor”, afirmou Jair Galvão. De acordo com o gestor, que é membro da Associação desde 2015, tendo passado pela diretoria, conselho fiscal e vice-presidência regional, o investimento em políticas públicas e o trabalho conjunto com o setor privado têm contribuído para resultados positivos frente aos desafios municipais.

“Atualmente, o segmento turístico assume o protagonismo na economia do País. Essa posição de destaque da capital alagoana dentro da entidade será de grande importância para a agenda de desenvolvimento do turismo local, promovida pela Prefeitura de Maceió em parceria com o trade turístico. A conquista é resultado de um trabalho sinérgico que tem obtido resultados positivos graças ao empenho de todos os que atuam no setor”, avaliou Jair Galvão.

Além de Maceió, outro destino alagoano também assume posição de destaque na Anseditur. Maragogi, município turístico localizado no Litoral Norte do estado, é uma das cidades cujos representantes compõem a Diretoria do Conselho Fiscal da entidade. “Os dois principais destinos do estado representam Alagoas em um cenário turístico nacional. Entramos em um novo patamar e isso é fruto de um trabalho integrado que vem sendo construído há muito tempo, em busca de melhores políticas públicas, com a participação ativa em eventos e muito diálogo com as esferas de governo”, destacou a secretária de Turismo de Maragogi, Tereza Dantas.

Agenda em Brasília

Já como vice-presidente da Anseditur, o secretário de Turismo de Maceió, participou, nesta terça-feira (27), de reunião da Câmara Temática de Qualificação do Turismo, vinculada ao Conselho Nacional de Turismo. Na pauta estavam as políticas de qualificações aplicadas aos municípios em 2017, como o Pronatec Voluntário, e as novas diretrizes da Política Nacional de Qualificação do Turismo, voltada para a formação de adultos e jovens com mais de 16 anos que pretendem trabalhar com turismo.

A agenda do secretário em Brasília também envolveu reuniões estratégicas na Secretaria Executiva e na Diretoria de Infraestrutura do Ministério do Turismo para tratar de projetos com financiamento federal para Maceió, a exemplo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, sinalização turística, instalação de banheiros na orla e a construção da Guarderia.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.