OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

20/04/2018 às 15:28

Folha de São Paulo destaca Palmeira por projeto de primeiro trem turístico do Nordeste

Folha de São Paulo destaca Palmeira por projeto de primeiro trem turístico do Nordeste Folha de São Paulo destaca Palmeira por projeto de primeiro trem turístico do Nordeste

Lucianna Araújo/Assessoria

Palmeira dos Índios foi destaque nesta quinta (19), na imprensa nacional. Em uma matéria veiculada pela Folha de São Paulo, nas versões impressa e digital, a notícia mostra o projeto do primeiro trem turístico regular do Nordeste. O chão onde Graciliano Ramos nasceu, escreveu obras e também foi o maior prefeito de Alagoas, poderá ser visitado por turistas do mundo inteiro de uma maneira inovadora, a partir do trem “Caminhos de Graciliano”. Com ele, será possível fazer um percurso entre as linhas férreas dos municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo, apreciar as belas paisagens que envolvem o trajeto, além de conhecer as duas cidades que abrigam a história do escritor, os museus e casarios, por meio do turismo cultural.

Duas locomotivas, a vapor e a diesel, com capacidade para 80 pessoas cada uma, percorrerão 28 quilômetros de ferrovia, entre as belas paisagens naturais que envolvem os dois municípios dos caminhos de Graciliano. A previsão é que a rota seja inaugurada em até dois anos. O custo da obra é de R$ 10 milhões, que serão bancados pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste. O projeto foi idealizado pelo servidor público David Maia. Para o prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar, o trem é um investimento de infraestrutura turística fundamental para desenvolver o turismo na região. “Participei de várias reuniões sobre o trem turístico que vai ligar Palmeira a Quebrangulo, mas sem o Governo Federal o projeto fica inviabilizado. O ministro dos Transportes Maurício Quintella também incentiva muito o projeto, pois sabemos que isso vai beneficiar as duas regiões”, disse o prefeito.

E continuou. “Palmeira já se projeta para um eixo importante da economia, que é o turismo. Estamos sendo consolidados para o voo livre, o turismo cultural, religioso, de aventura, e também ecológico, buscando meios e formas de gerar empregos e fortalecer a economia do município”, explicou o prefeito Júlio. No final do ano passado, Júlio Cezar, o prefeito de Quebrangulo Marcelo Lima, além de representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtu) de Recife e do Rio de Janeiro, do Ministério dos Transportes e o senador Benedito de Lira, se reuniram em Palmeira para discutir algumas etapas que são fundamentais para que o trem possa circular entre os dois municípios. Eles também fizeram uma visita técnica às Estações de Palmeira e de Quebrangulo para conhecer a realidade dos dois locais.

A CBTU vai realizar toda a inspeção e vistoria no trecho Palmeira/Quebrangulo, verificar os pontos críticos de todo o trilho e fazer a limpeza ao longo da linha férrea, área pertencente ao Governo Federal. Depois, entra a parte da destinação dos recursos, que serão viabilizados pelo Ministério dos Transportes, por meio do ministro Maurício Quintella, e também a partir de emendas parlamentares do senador alagoano Benedito de Lira e do Ministério da Cultura.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.